top of page

Espetáculo ‘‘Cultura Viva’’ encanta Erechim com grupo polonês de Varsóvia


Promovido pelo Grupo Jupem, o salão de eventos da URI ficou lotado para prestigiar a apresentação




Estreando as comemorações de seus 55 anos, o Grupo Jupem promoveu na noite da última segunda-feira,24, o espetáculo ‘‘Cultura Viva’’, quando recebeu pela terceira vez em Erechim, o Grupo de Canto e Dança da Universidade de Tecnologia de Varsóvia.

O público foi contagiado pela beleza e sutileza da cultura polonesa, com sua alegria, trajes coloridos e danças que contagiaram e encantaram a todos. No repertório, diferentes danças nacionais e regionais, com um mix de cores, sotaques e diferentes instrumentos, mostrando toda a diversidade do folclore polonês.

O grupo convidado ainda entoou cantos patrióticos que celebram importantes datas para a Polônia, como o dia dois de maio, o Dia da Bandeira Polonesa e o Dia dos Poloneses no Exterior e o dia 3 de maio, o Dia da Imigração Polonesa no Rio Grande do Sul e da Constituição da República da Polônia, a primeira da Europa e a segunda mais antiga no mundo.

Ao final do evento, o grupo ainda surpreendeu o público ao apresentar, em português, a música ‘‘Boate Azul’’, levando todos a cantarem juntos, em um momento ímpar. Ainda, para encerrar com chave de ouro, quatro pares do grupo Jupem e quatro pares do grupo convidado dividiram o palco para dançar ‘‘Mazur Ze Strasznego Dworu’’, coreografia desenvolvida para o Grupo Jupem, pelo Coreógrafo Polonês e diretor do Conjunto de Varsóvia, Janusz Chojecki.

Visita à cidade

Na terça-feira, dia 25 de abril, os jovens puderam conhecer um pouco do potencial industrial de Erechim, em visita à empresa Cavaletti Cadeiras Profissionais, onde cantaram junto aos funcionários e visitaram as instalações da mesma.





Durante o dia, com o suporte da Linha Turismo Erechim, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, visitaram os pontos turísticos da cidade. Entre os atrativos, puderam conferir as obras do artista polonês Arystarch Kaszkurewicz na Catedral São José e toda a exuberância do Parque Longines Malinowski, onde, ao final da visita, tiveram um encontro com o Prefeito Municipal Paulo Polis

Agradecimentos

Para o presidente do Grupo Jupem, Jeison Luiz Lipnharski, foi uma alegria imensa presenciar a comunidade erechinense e da região lotando o salão de eventos da Uri para prestigiar a cultura polonesa. ‘‘Sem dúvidas, um momento único, marcante e emocionante, que nos transportou para a terra dos nossos ancestrais e ficará na história do Jupem e, com certeza, na dos nossos convidados. Nossos agradecimentos aos envolvidos na realização deste evento e à toda comunidade presente. Não tenho dúvidas de que a cultura e a arte em nossa cidade, criam raízes ainda mais fortes com este espetáculo’’, afirmou.

Como forma de reconhecimento e prestígio por apoiar um evento tão importante para a Etnia Polonesa de Erechim, o Grupo Jupem fez questão de prestar homenagens ao grupo visitante, aos patrocinadores, ao poder público municipal, e a todos os envolvidos na realização do espetáculo. Os homenageados receberam como presente uma arte digital produzida pelo artista erechinense Leandro Bartz.

O Jupem agradece toda a comunidade regional que prestigiou este evento, em especial aos patrocinadores e apoiadores: Cavaletti, Sicredi, Graffoluz, Uri Campus-Erechim, CDL Erechim e Sociedade Rui Barbosa.





Fotos: Bruno Pitt

Comentários


bottom of page