Na semana dedicada às crianças, a Secretaria de Educação fez a entrega para as Escolas Públicas Municipais de brinquedos coletivos. O propósito é que o direito de brincar das crianças na Educação Infantil seja garantido.
A escolha dos brinquedos perpassou a concepção de criança investigativa, criativa e potente, que imagina e faz descobertas, de forma que o brinquedo é uma possibilidade a mais para impulsionar o brincar na infância, que é um dos pilares fundamentais da aprendizagem e desenvolvimento infantil.
Outra motivação para a escolha dos brinquedos é pensar a Escola como espaço coletivo, de interações, onde todas as crianças possam usufruir dos mesmos, contando com guarda-chuvas, lupas, lanternas, bonecas e bonecos de pano, bancada em forma de feirinha, mesa de luz, cozinha de madeira, materiais não estruturados (peneiras, bandejas, colheres de pau), cavalete de pintura, além de brinquedos para os parques, como cama elástica, gira-gira, gangorra, playground para bebês.
“O olhar expressivo e o sorriso de cada criança ao explorar os brinquedos confirmam que estamos percorrendo um caminho de respeito a infância, oportunizando potentes vivências e assegurado o brincar no cotidiano das nossas Escolas de Educação Infantil”, enfatiza a coordenadora da Divisão de Educação Infantil, Andressa Confortin.
Atualmente o Sistema Municipal de Ensino atende a Educação Infantil em 16 Escolas do Berçário 1 ao Pré B, com mais de 3,5 mil crianças, em turno parcial e turno integral.
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