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Escolas estaduais da região apresentam projetos na Expointer

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 2 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

As escolas de abrangência da 15ª CRE participaram da feira com projetos sustentáveis


Além de mostrar os destaques da produção agropecuária no Rio Grande do Sul, a Expointer também é um espaço para compartilhar experiências e saberes, principalmente aqueles produzidos nas salas de aula. Por isso, a Secretaria da Educação (Seduc) marcou presença no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com a mostra de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da Rede Estadual.

Com representantes de todas as regiões do Estado, os estudantes de 26 instituições de ensino, incluindo escolas técnicas agrícolas e do campo, apresentaram iniciativas que demonstraram criatividade e comprometimento com o meio ambiente. A partir da orientação dos professores, que acompanharam os jovens durante a exposição, os trabalhos abordaram a sustentabilidade, com ideias que podem ser aplicadas tanto em regiões rurais quanto em áreas urbanas. Os projetos foram selecionados pelo Departamento de Modalidades e Atendimento Especializado da Seduc e ficaram abertos para visitação na Casa da Embrapa, até o final da feira. Organizados em três grupos, as escolas fizeram um revezamento ao longo da programação da Expointer.


“Laranjeiras sustentáveis, frutos saudáveis: O cultivo da laranja orgânica junto à comunidade escolar”

Estudantes e professores da E.E.E.F Nossa Senhora das Graças (Marcelino Ramos), com a secretária de Educação do RS, Raquel Teixeira

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças, localizada no interior de Marcelino Ramos, apesentou o projeto que oferece uma oportunidade valiosa para envolver os estudantes em atividades práticas e educativas, mas também promove a consciência ambiental e a sustentabilidade dentro da comunidade escolar. O trabalho tem como objetivo explorar a relação da laranja com a sustentabilidade, abordando aspectos econômicos, ambientais e sociais relacionados à produção e consumo dessa fruta. Através do cultivo da laranjeira no pomar da escola, o projeto desenvolve a produção de produtos derivados como geleias, bolos, doces, sabão, entre outros.


“Casa vegetativa com ambiente controlado para produção de hortaliças em centros urbanos”


Estudantes e professores do Colégio Agrícola Ângelo Emílio Grando, de Erechim

Marcando presença na feira por mais um ano, o Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, de Erechim, apresentou o projeto da casa vegetativa, que se trata de uma estufa com ambiente controlado, temperatura e umidade, para a produção de hortaliças em todos os tipos de ambientes. A estufa é controlada pela plataforma programável arduino e sensores, criando o ambiente necessário para cada tipo de cultura. A mesma também possui em seu interior um termômetro ligado a um termostato para controle da temperatura e lâmpadas Full Spectrun, que auxiliam na fotossíntese da planta. Contudo a estufa busca agilizar as atividades cotidianas, manter o controle alimentício, produzir sem a incidência de sol e por fim minimizar a emissão de CO2 no transporte de hortaliças.


Organic Only”


Professor e estudantes da E.E.E.B Viadutos

Desenvolvido por estudantes e professores curso de Técnico em Agricultura, da Escola Estadual de Educação Básica, de Viadutos, o estudo buscou analisar o desenvolvimento de mudas de erva mate com diferentes aditivos orgânicos (casca de arroz, serragem, amido de milho, e argila) após a replante das mudas em área delimitada. O estudo concluiu que quando analisados os resultados das amostras com referência aos Micro e Macro nutrientes, percebe-se que os mesmos tiveram um aumento de cerca de 3 vezes maior ao observado na amostra em branco, mostrando que os aditivos estão incorporados ao solo e beneficiando o desenvolvimento das mudas e também da massa foliar.

 
 
 

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