Escolas de Erechim já se preparam para início do ano letivo 2020

Escolas municipais e estaduais de Erechim já se organizam para a volta às aulas, que deve ocorrer nas próximas semanas. Na rede municipal de ensino de Erechim o início das atividades do ano letivo de 2020 será a partir do dia 17 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Educação explica que as atividades com os professores iniciam bem antes do calendário escolar em que constam os 200 dias letivos exigidos legalmente. No mês de janeiro ocorreu a formação direcionada às equipes diretivas e agentes executivos. De 17 a 19 de fevereiro os professores retornam para participar de formações. O início das aulas para as turmas de ensino fundamental será no dia 20 de fevereiro.


Para as crianças da Educação Infantil há uma organização diferenciada, sendo que nos dias 20 e 21 de fevereiro deverão ocorrer as entrevistas com os responsáveis e de 26 de fevereiro a 06 de março acontece a adaptação das crianças matriculadas. As escolas particulares de Educação Infantil que possuem contrato de compra de vagas firmado com a Prefeitura também seguem o calendário escolar proposto pela Secretaria de Educação.

Já na rede estadual o ano letivo deve iniciar a partir do dia 18 de fevereiro. A decisão é conforme decreto assinado ainda no ano passado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Segundo o calendário, o encerramento das aulas se dará no dia 16 de dezembro. As férias discentes e o recesso escolar ocorrem entre os dias 20 de julho e 2 de agosto.

A Seduc explica, no entanto, que as escolas em que o ano letivo de 2019 avançou até o início deste ano por conta da greve dos professores, poderão elaborar calendários escolares diferenciados que serão aprovados pelo Conselho Escolar. Esses calendários são submetidos à análise e à homologação da respectiva Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria da Educação.

© 2018 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA