top of page

Escola Ruther Alberto Von Muhlen e anexo Teódulo encaminham arrecadações para Central de Doações


Atividades que reforçam boas ações fazem parte da rotina dos estudantes.



A EMEI Dr. Ruther Alberto Von Muhlen e anexo Ir. Roberto Teódulo, arrecadou agasalhos através da “Sacola dos tesouros”, uma atividade que consiste em desafios mensais que a escola envia às famílias, objetivando proporcionar momentos especiais e criar memórias afetivas. Nesta quinta-feira (1), a secretária de Educação, Verenice Lipsch e a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes estiveram na escola para receber as peças arrecadas que foram repassadas a Central de Doações.


Como uma campanha do agasalho da própria escola, esse foi o segundo desafio proposto, que teve início na Contação da história “O sapato do Nonato”, da escritora erechinense e patrona da Feira do Livro 2023, Joemir Rosset que visitou a escola e conversou com as crianças, que foram responsáveis pela organização da mobilização, elaborando folders, preparando caixas e gravando vídeos para motivar as famílias a doar e colecionar boas ações.



Comunidade Escolar envolvida


A Comunidade Escolar envolveu-se de forma emocionante e foram arrecadadas inúmeras doações. As crianças participaram com alegria e receberam o adesivo alusivo à campanha, com a frase: Sua doação é uma boa ação.


Segundo a diretora da EMEI Dr. Ruther Alberto Von Muhlen, Licini Camila Karpinski, o adesivo virou moda na escola, porém o mais valioso foi saber que as doações farão melhor o inverno de muitas famílias do município.


“A atividade sugerida pela escola na sacolinha dos tesouros, motivou nossa família a rever as roupas do nosso pequeno, foi um momento de rever o que realmente necessitamos! Muitas vezes temos muitos pertences que são pouco usados, não servem mais em crianças que crescem dia por dia, ocupam espaço em nossas casas e que fazem falta a outros. O desapego, faz bem para todos”, comentou Cristiane, mãe do estudante Augusto Angonese da turma do Pré A4.


A secretária de Educação, Verenice Lipsch, destacou o impacto social do projeto. “Realizar projetos como este, dentro das escolas, é uma satisfação muito grande, pois além da socialização, conseguimos despertar nas crianças o ato de ser cidadão, da solidariedade e também do olhar para com o outro. Sem contar no trabalho que as professoras desenvolvem do ponto de vista pedagógico, que ajuda a criança a ser desenvolver nos aspectos sociais, emocionais e solidários. Repassar estes materiais arrecadados para a Secretaria de Assistência Social é uma prática porque eles têm a grandeza de quantas famílias precisam no Município. É um projeto que engrandece as crianças, professores e também ajuda muitas pessoas”, explicou a secretária.


Entusiasmo dos estudantes


Pedro, filho da professora Luciana Colpani e estudante da escola, chegou em casa entusiasmado, contando a história do Nonato, e motivou toda a família a realizar a doação.



A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, reforçou a importância de ações como esta. “As doações recebidas são de extrema importância. Ver esses projetos sendo realizados dentro das escolas e mais ainda incentivando as crianças e famílias a ter esse olhar de solidariedade e empatia, nos dá confiança de que estamos no caminho certo. Agradecemos pelas doações de roupas e alimentos, que com toda certeza chegarão até as famílias que mais necessitam”, finalizou a secretária.


bottom of page