Escola de Erechim desenvolve horta escolar, com sistema sustentável

Os alimentos produzidos são utilizados na alimentação escolar e complementam a merenda da escola de uma forma muito saudável, já que toda a produção é orgânica






A Escola Estadual João Caruso, localizada no Bairro Três Vendas, em Erechim, desenvolve há sete anos um projeto de horta escolar. A ideia, que começou com plantio de algumas hortaliças em um pequeno canteiro, por iniciativa dos professores de Ciências e Biologia, ganhou corpo quando o professor e diretor César Marcos Beatrici, se dedicou ao projeto buscando a melhoria do espaço e das condições de cultivo.

Com a ideia do projeto formalizada, a escola buscou por fontes de incentivo e apoio financeiro para executar a tão sonhada proposta. Em 2014 o projeto recebeu recursos do Fórum de Justiça de Erechim, que possibilitaram a construção de uma estufa, de uma composteira e de uma cisterna para coleta de água da chuva.

A utilização da estufa para o cultivo de frutas, vegetais e hortaliças, era feita pelos professores de Ciências e Biologia, juntamente com seus alunos. Em decorrência da pandemia a manutenção da estufa ficou a cargo da direção e funcionários, que se uniram para que o projeto não acabasse. Os alimentos produzidos na estufa são utilizados na alimentação escolar e complementam a merenda da escola de uma forma muito saudável, já que toda a produção é orgânica.

Este sistema sustentável implantado na escola, funciona a partir dos restos de alimentos da merenda que são colocados na composteira, gerando adubo para o cultivo de outros alimentos, que crescem sendo irrigados com a água da chuva coletada.