top of page

Erechinense tem trabalho publicado no XXII Congresso Brasileiro de Ergonomia





Fisioterapeuta ergonomista, Paulo H.S.Colla, perito judicial do TRT4 e TJRS em co-autoria do ergonomista prof. Alison Klein tiveram trabalho apresentado e publicado no XXII Congresso Brasileiro de Ergonomia-ABERGO 2022 realizado em São José dos Campos-SP, nos dias 22 a 25 de novembro.

A pesquisa intitulada “Realização de avaliação ergonômica preliminar (AEP) de um posto de trabalho da atividade de acabamento de uma indústria têxtil, utilizando o software Kinebot” é fruto de um trabalho desenvolvido em vários postos de trabalho de uma empresa têxtil e baseada nas novas normativas regulamentadoras NR 17 que trata da Ergonomia e segurança do trabalhador, a qual obriga todas empresas a realizarem AEP (Análises Ergonômicas Preliminares) assim adotando medidas preventivas e determinar propostas adaptativas das condições de trabalho por todas as empresas.


A avalição foi realizada através de um software de última geração o qual utiliza-se de inteligência artificial (IA) e visão computacional e avalia o trabalhador 30 vezes por segundo.


“Essa tecnologia nos permite identificar e analisar várias situações em que o trabalhador é exposto a algum tipo e risco biomecânico no seu trabalho e assim determinar futuras intervenções para que se diminua o risco de doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho “salienta Paulo.

Com a obrigatoriedade das AEP´s é importante as empresas se adequarem e realizarem essas avaliações pois inúmeras doenças ocupacionais podem ser evitadas, assim diminuindo o absenteísmo, afastamentos, aumentando a produtividade e reduzindo até gastos com ações judiciais, destaca.


Para mais informações: Assessoria empresarial e jurídica - Tel-Whats 54-98147-2057 ou email: phcolla@hotmail.com



bottom of page