Erechim zera fila de espera para consultas de especialistas de endocrinologia e reumatologia

Ao todo eram 500 pessoas que estavam na fila de espera


Desde o início de 2021, a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, vem trabalhando para zerar a demanda por consultas com médicos especialistas no município. Vale frisar que, hoje, o município já conseguiu zerar a fila de espera para consultas nas especialidades de endocrinologia e reumatologia. Ao todo eram 500 pessoas que estavam na fila de espera.

Ainda, conforme explica a secretária de Saúde, Eclesan Palhão até o final de 2020, a cidade registrava uma espera de consultas e exames para mais de 8,4 mil pessoas. Atualmente esta demanda é de 6,8 mil. Hoje, com o trabalho das equipes de saúde, em cerca de seis meses, além de atuar na linha de frente contra a Covid-19, a pasta está colocando em dia exames e consultas especializadas.

Compra de consultas de cardiologista

Além disso, buscando ampliar os serviços prestados à população na área da saúde e atender as demandas represadas de anos anteriores, a Prefeitura de Erechim, realizou o credenciamento de profissionais médicos especialistas em cardiologia para zerar a fila de espera por consulta dos últimos anos. As consultas com os especialistas iniciaram na segunda quinzena de julho.

Para isso, foram compradas pelo Poder Executivo 1,3 mil consultas especializadas. A secretária de Saúde afirmou que a Prefeitura está empenhada em oferecer uma saúde pública de qualidade à população erechinense. “Esta é uma grande conquista para a nossa população que reivindica esta especialidade médica para atendimento gratuito”, destaca Eclesan.

Atendimento às necessidades prioritárias

Ainda, conforme a gestora da Saúde, o objetivo dessa administração é atender às necessidades prioritárias da população e a compra dessas consultas irá suprir algumas das necessidades da população da Capital da Amizade.

A titular da pasta de Saúde ainda explicou que desde o início do ano, a Secretaria de Saúde está empenhada para o melhor funcionamento da saúde pública no município, pois foram encontradas inúmeras listas de espera para exames e consultas.

“Estamos avançando a cada dia, sabemos dos desafios que é a saúde pública e, através de uma equipe coesa, unida e determinada, estamos colocando as demandas em dia para um melhor atendimento, com segurança e conforto aos pacientes”, afirma Eclesan Palhão.

Veja outras demandas da saúde que vem sendo atendidas

  • Está em processo o credenciamento de Oftalmologia – Previsão final de agosto – 1,5 mil consultas.

  • Parceria com a URI – 880 consultas de várias especialidades.

  • Consultas com Especialista em Dermatologista – Haviam 330 pessoas na fila de espera, sendo que já foram atendidas 300.

  • Nutricionista - 2.431 atendimentos de janeiro a julho deste ano nas UBS.

  • Mutirão parceria com o Hospital Caridade – Cirurgias pediátricas na fila de espera com mais de 80 crianças – Hoje faltam apenas 25 represadas.

  • Contratação de três profissionais de psiquiatria.

  • Implementação da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT)

  • Mudança do CAPS AD para uma estrutura mais adequada.

  • Criação da Central de Vacinação.

  • Vacinas – até às 11hs de 10/08 – Dose 1 – 66.154 pessoas – 78,07% da população - Dose 2 - 30.985 pessoas – 36,60%

  • Ações de Combate à Dengue, como recolhimento de mais de 420 pneus, dedetização por meio de fumacê e campanhas de conscientização e orientação.

  • Credenciamento de mais sete novas Equipes de Atenção Primária e cinco novas Equipes de Estratégia da Saúde da Família.

  • Processo de remapeamento, ou seja, nova distribuição populacional entre as equipes de Estratégia de Saúde da Família e Atenção Primaria nas UBS.