Erechim volta a ser classificada com bandeira vermelha no distanciamento controlado

Atualização preliminar foi divulgada no fim da tarde dessa sexta-feira e prazo para encaminhamento de recurso vai até a manhã de domingo




A região de Erechim voltou a ser classificada preliminarmente com bandeira vermelha no mapa do distanciamento controlado, divulgado no fim da tarde dessa sexta-feira pelo goerno do Estado.

A justificativa para a classificação, que coloca a região como de alto risco epidemiológico é a de que "sem conseguir reduzir o número de internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave em leitos de UTI de uma semana para outra (passou de 5 para 10 pacientes), os municípios que integram a região de Erechim obtiveram mensuração de bandeira vermelha. Com relação a velocidade do avanço, tiveram um aumento de 5 para 6 internados por Covid-19 em leitos de tratamento intensivo no último dia. Além disso, a região teve 8 pessoas internadas por Covid-19 em leitos clínicos no último dia do levantamento, uma redução de 1 paciente com relação à semana anterior. No caso de hospitalizações registradas para Covid-19 nos últimos 7 dias, entre as duas semanas, a região apresentou uma piora significativa, passando de12 para 18 hospitalizações na semana. No caso dos indicadores de incidência de novos casos sobre a população, a região piorou nos dois casos. Para hospitalizações sobre 100 mil habitantes, a bandeira passou de laranja para vermelha. No indicador de projeção de óbitos, a situação foi mais crítica, com a bandeira passando de laranja para preta. Por fim, no caso de leitos de UTI livres, a região de Erechim reduziu de 23 para 18 a disponibilidade dos leitos".


As prefeituras e associações regionais têm 36 horas – que se encerram às 6h de domingo (9/8) – para apresentar recurso. Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise na segunda-feira (10/8) e, à tarde, o mapa definitivo, vigente a partir de terça (11/8), será divulgado.

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA