Erechim se destaca no Prêmio Escola Cidadã 2025 com quatro escolas finalistas e estudante vencedora
- Najaska - Jornalismo

- 13 de nov.
- 2 min de leitura
Iniciativas de Erechim são reconhecidas em Chapecó por ações inovadoras de educação ambiental e sustentabilidade

O município de Erechim marcou presença de forma expressiva no Prêmio Escola Cidadã e Professor Destaque 2025, promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese, mantenedora da Aurora Coop, realizado nesta quarta-feira (12), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).
O evento, que reuniu escolas e entidades de diversas regiões, celebrou práticas socioambientais que inspiram transformações e fortalecem o compromisso das instituições com a sustentabilidade e a cidadania.
Erechim teve quatro escolas municipais finalistas nesta edição:
CEJA – Refletindo o presente, construindo o futuro: mudanças climáticas
Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê – Escola Sustentável: Reaproveitando a água da chuva para cultivar o presente e garantir o futuro
Escola Municipal de Ensino Infantil Estevam Carraro – Pinhão, infância e território: uma história que germina
Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande – O que brota do nosso chão
Também foram finalistas na categoria Professor Destaque as educadoras Francieli Iager, Nelci Dagostini e Juliana Rigo, reconhecidas pelo comprometimento e pelas ações que impactam positivamente o ambiente escolar e a comunidade.
A grande alegria do dia ficou por conta da estudante Carol Beatriz Casa, do Pré B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande, que foi vencedora no Concurso de Desenho do Projeto Turminha da Reciclagem, representando Erechim com talento e sensibilidade.
Para a secretária de Educação, Verenice Lipsch, o resultado demonstra o comprometimento das escolas com a formação integral dos estudantes e com o futuro do planeta. “Essas conquistas refletem o trabalho coletivo das nossas equipes escolares, que vão além da sala de aula e promovem experiências significativas. É um orgulho ver nossas crianças e professores sendo reconhecidos por projetos que unem conhecimento, sensibilidade e cuidado com o meio ambiente”, destacou a secretária.
A professora Nelci Dagostini, da EMEI Estevam Carraro, também compartilhou sua emoção em participar do evento e ver o reconhecimento do trabalho desenvolvido junto às crianças. “Estar participando deste evento como professor destaque, representando a Escola Estevam Carraro junto com as crianças, professoras, coordenação e demais escolas, é um momento de muita alegria e emoção. O projeto sobre o pinhão e a araucária nasceu do nosso cotidiano, do interesse das crianças, valorizando nosso espaço externo, nosso território brincante. Fui desafiada por elas, porque a cada dia surgiam novas descobertas e aprendizagens. As crianças queriam saber mais e assim demos continuidade e foram surgindo novas hipóteses e curiosidades, onde deram vida ao projeto. É gratificante ver o quanto se envolveram e o quanto aprenderam nesse processo, o qual ainda está em constante continuidade.”
O encerramento do evento foi marcado por momentos de celebração e integração, reafirmando a importância da educação ambiental e do protagonismo das escolas na construção de um futuro mais sustentável.
O Prêmio Escola Cidadã e Professor Destaque é uma iniciativa da Fundação Aury Luiz Bodanese, com o objetivo de valorizar e incentivar práticas socioambientais desenvolvidas por escolas e entidades, reconhecendo projetos que unem criatividade, conscientização e compromisso com o meio ambiente.
Fotos: SMEd PME
--








Comentários