top of page

Erechim recebe R$ 2,4 milhões para reforçar assistência a imigrantes

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 14 de ago.
  • 1 min de leitura

Recurso federal vai garantir atendimento a mais de 7 mil estrangeiros na cidade, sem necessidade de remanejamento

ree

O vereador Balen da Feira destacou a destinação de R$ 2.400.000,00 para o município de Erechim, por meio de uma portaria publicada no dia 28 de julho pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. O valor, equivalente ao repassado para a capital Porto Alegre, reforça a relevância da medida para o município.


O recurso considera o número expressivo de imigrantes residentes em Erechim, que já ultrapassa 7 mil pessoas e representa uma política pública que contribui de forma significativa para os cofres municipais.


Com essa verba, o município não precisará remanejar recursos próprios ou de outras políticas sociais para atender essa demanda, que é recorrente e de grande importância para o desenvolvimento local.


Além disso, a iniciativa contribui indiretamente com as empresas de Erechim, que encontram na mão de obra imigrante uma importante resposta à demanda gerada pelo cenário econômico aquecido que a cidade vive.


Ao comentar o repasse, Balen lembrou de outras ondas de imigração. "No passado, nossos avós também foram imigrantes poloneses, alemães, italianos e de muitas outras etnias, que muitas vezes passam despercebidas pelos registros históricos, mas que contribuíram para a colonização do Estado e da região do Alto Uruguai. Em 1926, Erechim tinha cerca de 1.500 habitantes. A imigração começou por volta de 1910 e, ao longo das décadas, os imigrantes transformaram a vida social da região, deixando forte influência econômica, política, social, cultural, religiosa e artística, motivados principalmente pela busca de melhores condições de vida", pontuou.

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page