top of page

Erechim recebe Certificação Migracidades: avanço na governança migratória local

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 27 de jan.
  • 2 min de leitura

A certificação é promovida pela Plataforma Migracidades, mantida pela ONU Migrações em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Erechim foi agraciada com a certificação Migracidades, um importante reconhecimento pela governança migratória local. A cerimônia, realizada de forma online na última semana, contou com a presença do secretário de Assistência Social, Micael Kasmirski, sua adjunta, Cristiane Rodrigues, o diretor Técnico, Douglas de Souza e o chefe de Gabinete, Edson Júnior.


A certificação é promovida pela Plataforma Migracidades, mantida pela ONU Migrações em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).


De acordo com o secretário de Assistência Social, Micael Kasmirski, a conquista reflete o comprometimento de Erechim no avanço no diálogo, na conscientização e na implementação de políticas públicas voltadas às migrações. “A certificação é resultado de um processo rigoroso, que ao longo de 2024 incluiu etapas como capacitação, diagnóstico das políticas locais e definição de ações prioritárias com base nas necessidades mapeadas”, explica o titular da pasta de Assistência Social.


Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, esse reconhecimento não apenas reforça a posição de Erechim como referência em acolhimento e gestão migratória, mas também destaca a importância de investir em políticas que garantam saúde, educação e assistência social aos migrantes. Os diagnósticos realizados permitiram compreender melhor o contexto local, identificando quantos migrantes residem em Erechim e quais são suas principais demandas.


“Essa conquista reafirma o compromisso da nossa gestão municipal em construir um ambiente inclusivo e humano, garantindo que os migrantes sejam integrados plenamente à sociedade, com acesso a direitos e oportunidades. Erechim dá um passo significativo para fortalecer o papel do município como modelo de acolhimento e integração, alinhando-se às melhores práticas globais em governança migratória”, finaliza o prefeito, Paulo Polis.


Texto: Assessoria de Comunicação

Valquíria Michelin / GP PME

 
 
 

Comments


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page