top of page

Erechim gerou quase 8 mil postos de trabalho em 5 anos

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 31 de out.
  • 2 min de leitura

Sala de Aceleração de Projetos, qualificação profissional e Parcerias Público-Privada fortalecem setores produtivos que impulsionam geração de empregos no município

ree

Erechim segue se consolidando como um polo de desenvolvimento econômico e geração de oportunidades no norte do Estado. Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o município criou 7.931 novos postos de trabalho formais entre janeiro de 2021 e setembro de 2025, resultado de uma política contínua de incentivo à economia local, à inovação e à qualificação profissional.


Crescimento contínuo


O levantamento revela um cenário de crescimento constante nos últimos anos. Veja o saldo de geração de novos postos de trabalho:


2021 - 1.684


2022 - 1.147


2023 - 1.565


2024 - 1.141


2025 - 2.394 (até setembro)


Somente no mês de setembro deste ano, Erechim registrou 2.074 admissões e 1.830 desligamentos, com um saldo positivo de 244 empregos formais. O destaque ficou para a indústria, responsável por 173 novos postos, seguida pelos setores de serviços e construção civil, com 44 vagas cada, e pela agropecuária, com 2.


Qualificação que transforma


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, destaca que o resultado é reflexo de uma política voltada não apenas à geração, mas também à preparação para o mercado de trabalho. “A qualificação é o caminho para o emprego. Só em 2025, mais de 500 pessoas participaram de cursos promovidos pela Secretaria, voltados às demandas das empresas locais. Isso garante mais competitividade e empregabilidade para os trabalhadores e fortalece a economia da cidade”, afirma Schelski.


O prefeito Paulo Polis ressalta que os números refletem o compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento sustentável e humano. “Erechim é uma cidade de oportunidades. Nosso trabalho é criar as condições para que empresas possam investir, como por exemplo, acelerando a aprovação de projetos, impulsionando a geração de empregos e para que as pessoas tenham acesso à formação e ao trabalho digno. Esses quase 8 mil postos de trabalho mostram que estamos no caminho certo, com uma cidade que cresce junto com a sua população”, destaca o prefeito.


Oportunidades que continuam abertas


Além do desempenho positivo no mercado formal, Erechim também se destaca pela diversidade de vagas abertas no FGTAS/Sine. Atualmente, o serviço conta com 400 oportunidades em diferentes áreas, como indústria, comércio, prestação de serviços, entre outras.


A coordenadora do Sine Erechim, Andressa Battisti, explica que o encaminhamento para vagas é simples e acessível a todos. “Chegando ao Sine, é feita uma pequena entrevista com a pessoa, apresentamos as vagas disponíveis e ela escolhe em quais deseja se candidatar. Depois, ela entra em contato com a empresa para realizar a entrevista. É importante lembrar que o candidato deve trazer até a Agência do Sine um documento de identificação”, orienta Andressa.


A agência do Sine funciona das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia, e fica localizado na Rua Itália, 299, Centro.


Fotos: Milena Mezalira - Comunicação PME

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page