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Erechim destaca desburocratização e modernização no 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes



Município recebeu ainda o prêmio ‘Prefeito Inovador’ pela implantação do CIT e ‘Projeto Inovador’ pelo desenvolvimento do projeto ‘Integração Tecnológica para um Sistema de Saúde mais Acessível e Eficiente’.



O município de Erechim foi um dos convidados para o 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, nos dias 25 e 26 de abril em Canela, principal encontro de tecnologia para Prefeituras do Estado, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, com apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e diversas associações regionais de municípios.


Descomplicando a Gestão Pública: desburocratização e modernização


O vice-prefeito Flávio Tirello, apresentou que a Administração Municipal trabalha desde 2021, comprometida com a Transformação Digital, coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança com apoio do Comitê de Simplificação e Desburocratização, com objetivo de modernizar e otimizar os serviços públicos. “Essa iniciativa estratégica visa agilizar processos, simplificar o acesso aos serviços, promover transparência e engajar os cidadãos. A adoção de soluções tecnológicas avançadas busca proporcionar eficácia, sustentabilidade e um atendimento alinhado às necessidades da comunidade erechinense”, destaca.


Desde o início dos trabalhos, a cidade se tornou mais inteligente, conectada e sustentável. “Esta modernização trouxe, também, economia de recursos públicos. Entre 2021 e 2023 houve redução de mais de 1 milhão de folhas de papel, com processos que foram transformados para o meio online. Temos hoje a Prefeitura na Palma da Mão dos cidadãos – pelo site e aplicativo SysCidadão”, conta o vice-prefeito Flávio.

Erechim se tornou digital, a cada 10 processos abertos, hoje, 8 são realizados pelos meios digitais. “Em 2023, atingimos aquilo que buscávamos, 82,21% das solicitações, dos 369 tipos de processos municipais, foram feitos pelo site ou aplicativo e somente 17,79% de forma presencial”, destaca Flávio, contando ainda que seguem os trabalhos, integrando sistemas e automatizando processos, além da capacitação dos servidores.



“A ideia é cada vez mais, estar próximo do contribuinte, com as informações necessárias, onde ele estiver, na palma da mão”, finaliza o vice-prefeito.


Prêmios


Durante o evento também, Erechim recebeu o prêmio ‘Prefeito Inovador’, pela implantação do Centro de Inovação e Tecnologia – CIT e também a Secretaria Municipal de Saúde, recebeu o prêmio na categoria ‘Projeto Inovador’ pelo desenvolvimento do projeto ‘Integração Tecnológica para um Sistema de Saúde mais Acessível e Eficiente’.

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