top of page

Erechim decreta situação de emergência devido a temporal


Aproximadamente 4.000 pessoas sofreram danos ou perderam seus bens.



O prefeito de Erechim, Paulo Polis e a secretária adjunta de Administração, Aline da Costa, assinaram no fim da tarde desta quinta-feira (5), o Decreto Nº 5.685/2023, que declara situação de emergência em toda área do município de Erechim, afetada pela tempestade com chuvas intensas, ventanias e granizo nesta semana.


O documento considera o laudo da Emater-RS/Ascar, que do dia 03 ao 04 de outubro, aponta um volume de precipitação pluviométrica e um acumulado de 200 milímetros em média, destruindo pontes, estradas, pontilhões e boeiros, além de causar erosão, voçorocas e lixiviação de fertilizantes aplicados nas lavouras com consequente reflexo na queda da produtividade das mesmas. Ainda, a pecuária apresenta perdas e prejuízos devido à precária situação das pastagens causadas pelo excesso de chuvas e granizo, onerando os custos com os cuidados e alimentação dos animais, bem como estimando uma redução de 15% na produção nos últimos dois meses. O decreto também leva em conta, impactos em pessoas em vulnerabilidade social e de infraestrutura em alagamentos, quedas de barreiras, muros, postes e árvores, destelhamentos, vias interditadas, entre outros. Aproximadamente 4.000 pessoas sofreram danos ou perderam seus bens.


O prefeito de Erechim, Paulo Polis, enfatiza que as equipes ainda estão trabalhando em locais afetados e monitorando a previsão de mais chuvas. “Nossas equipes, não só da Defesa Civil e Força Voluntária, mas de todas Secretarias Municipais, estão em campo, trabalhando para restabelecer os locais afetados. Nossa preocupação é ainda, com a previsão de chuva, por isso, pedimos para que as pessoas se mantenham em locais seguros”, destacou o prefeito Polis.


Telefones para contato


Em caso de emergência, ligue 199 ou (54) 99144-2450.


Commenti


bottom of page