top of page

Equipe de Robótica do Marista Medianeira conquista 1º Lugar na Competição Brasileira de Robótica Petrobras

 

A Equipe Cavalo Vendado se tornou Campeã na Categoria Open do RCB Challenge, além de ganhar outras premiações dentro da competição

 


Entre os dias 12 e 17 de novembro, a Equipe de Robótica do Colégio Marista Medianeira, Cavalo Vendado, participou da Competição Brasileira de Robótica Petrobras 2024 (CBR), que aconteceu no Centro de Convenções de Goiânia/GO. O Colégio foi representado por 15 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, por 2 educadores e 1 mentor, conquistando o 1º e o 2º Lugar na Categoria Open do RCB Challenge, o 3º Lugar na Categoria KIT do RCB Challenge, e o 4º Lugar na Categoria @Work.

 

O RCB Challenge é um desafio que simula um ambiente de carros autônomos inteligente, onde o robô deve buscar um passageiro e entregá-lo no local de destino correto. Já a RoboCup@Work é uma competição com foco no desenvolvimento de robôs autônomos para a automação industrial. Os robôs devem realizar tarefas como carregamento, descarregamento, transporte e organização de objetos em ambientes de fábrica. As equipes aplicam conceitos como visão computacional, inteligência artificial, manipulação de objetos e otimização de rotas. O objetivo é avançar a tecnologia para uso em ambientes industriais.

 

Para a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Emanuele Martinez, participar da competição foi uma experiência gratificante. “Eu pude interagir com pessoas que já estão no ensino superior, compartilhar aprendizados, entender o que realmente utilizamos na prática e gostaria muito de viver isso tudo mais vezes.”

 

A Equipe Cavalo Vendado começou a participar da Competição Brasileira de Robótica em 2019, no Desafio de Drones, conquistando o 3º lugar na categoria. Durante os anos seguintes, participou da IEEE Open e, em 2022, conquistou o 1º lugar. Em 2023, participou da Categoria IEEE SEK, conquistando o 2º lugar, e novamente da IEEE Open, ficando em 4º lugar.

 

Após o evento em Goiânia, a equipe participará da Frinape 2024, divulgando seus projetos, além de sediar, no dia 7 de dezembro, o Festival Marista de Robótica - Etapa Erechim, no Colégio Marista Medianeira. Mais adiante, no mês de janeiro de 2025, a equipe inicia seus estudos e operações referentes ao edital da First Robotics Competition, competição internacional em que irá participar da seletiva no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para a Categoria First Tech Challenge, e após, da etapa nacional em Brasília, no mês de março, caso seja selecionada.

 

“Participar da Competição Brasileira de Robótica Petrobras (CBR) é como transportar os nossos estudantes do nível fundamental e médio para um prelúdio de como é a complexidade das faculdades e universidades. Competir e conviver neste evento com e contra equipes de instituições de renome, como IME, USP, ITA, UNB, UFMG, UFG, FURG, FEI e tantas outras é mostrar para eles que possuem capacidade para participar de um evento desse nível já na idade em que estão e, com certeza, levarão essa vivência para o restante das suas vidas acadêmicas e profissionais, ganhando uma bagagem que poucos podem dizer que possuem logo no Ensino Fundamental e Médio”, destacou o Instrutor de Robótica do Colégio, Vinícius Trentin.

Comments


bottom of page