Entidades de Erechim se manifestam sobre atualização para bandeira vermelha

Tanto a Accie quanto a CDL acreditam no retorno para bandeira laranja após análise de recursos




Pelo novo formato de atualização das bandeiras que definem o distanciamento controlado em todo o Estado, a divulgação das bandeiras de cada região passou a ser divulgada nas sextas-feiras e os municípios têm até o domingo para recorrer da decisão e apresentarem argumentos caso discordem das medidas. Na manhã de segunda-feira, é realizada uma reunião do gabinete de crise do governo para avaliar tais pedidos – o que ocorre na manhã de hoje – para só então ser apresentada a decisão final sobre qual bandeira vigorará em todas as regiões até a próxima atualização.

Sendo assim, a decisão final sobre a permanência da bandeira vermelha ou o retorno para bandeira laranja na região 16, que compreende Erechim e os demais municípios do Alto Uruguai, deve ser anunciada na tarde desta segunda-feira (29) e e passa vigorar somente a partir de amanhã (30). Em Erechim, desde que foi anunciada a atualização preliminar do distanciamento controlado, diversas entidades vêm se manifestando contrárias à decisão do governo do Estado. Uma delas foi a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie) que, por meio de comunicado, pontuou que acredita ser um equívoco na análise dos dados e informou ter entrado em contato com a prefeitura junto com outras entidades, visando reverter a situação por meio de recurso.


O comunicado destaca ainda que a Accie entende que há fortes argumentos para manutenção da bandeira laranja e que todas as entidades estão trabalhando para reverter a situação, mas que isso serve de alerta para toda a população, com relação à importância dos cuidados que devem ser tomados para evitar a disseminação do vírus, evitando a aglomeração de pessoas, além da manutenção do distanciamento social.


A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Erechim também divulgou comunicado ainda na sexta-feira informando que, juntamente com outras entidades representativas, entrou em contato com as autoridades responsáveis, sendo informada que a Prefeitura de Erechim apresentaria recurso contra esta nova classificação para o município. A entidade reforçou que as bandeiras definitivas passam a valer somente amanhã, sendo assim, orientou seus associados do comércio a realizarem o atendimento normalmente hoje.


Via comunicado, a CDL destacou ainda que reafirma seu papel na defesa da classe produtiva, uma vez que as empresas estão seguindo todas as normas sanitárias estipuladas para o atendimento. Afirmou também que a saúde e a vida devem sempre estar em primeiro lugar, mas que, por outro lado, seguirá buscando alternativas viáveis e possíveis para minimizar os danos à economia do município.

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA