Enfermagem da URI promove intervenção sobre saúde mental em escola do município
- Najaska - Jornalismo
- há 6 horas
- 2 min de leitura
A iniciativa integrou as atividades de formação prática do curso, aproximando os futuros profissionais da realidade da comunidade

Os acadêmicos Allan Muller Damasseno, Débora Menegazzo e Micheline Fabíola Bros, do 10º semestre do Curso de Enfermagem da URI, realizaram, no dia 09 de setembro, uma intervenção educativa na Escola IMLAU, em Erechim. A atividade foi realizada com 20 estudantes do 2º ano do Ensino Médio noturno e teve como tema central a saúde mental, com ênfase nas questões de estresse e ansiedade. A ação integra o Projeto Integrador V, que está sendo desenvolvido sob orientação da professora Marciane Kessler.
A ação teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental, além de esclarecer dúvidas e apresentar estratégias que podem auxiliar no manejo dessas condições, que são cada vez mais prevalentes entre os jovens. De forma dinâmica, os acadêmicos utilizaram recursos interativos e promoveram momentos de diálogo, incentivando a troca de experiências, a importância de falar sobre o assunto e a reflexão sobre como lidar com os desafios, as frustrações, as exigências e as demandas do cotidiano. A iniciativa integrou as atividades de formação prática do curso, aproximando os futuros profissionais da realidade da comunidade, reforçando o compromisso da Universidade com a promoção e educação em saúde.
Ao final da atividade, os alunos apresentaram aos participantes o projeto "Passe um dia com a Enfermagem", que convida interessados a vivenciar a rotina da profissão, acompanhando acadêmicos e professores nos ambientes de formação e prática. O objetivo é proporcionar uma visão concreta da carreira, auxiliando os jovens na escolha profissional. A participação é gratuita e os interessados podem entrar em contato com a professora e coordenadora Ângela Brustolin, pelo e-mail: angelam@uricer.edu.br .
Comentários