top of page

Enem 2021: o que é importante na reta final de preparação?

Confira dicas da assessora do Ensino Médio da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Taciana Vendruscolo, para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece nos dias 21 e 28 de novembro




Rádio Virtual - Estamos a menos de um mês das provas do Enem, que para muitos estudantes se configuram como o principal meio de acesso ao ensino superior. Que dicas práticas você dá para quem está intensificando a preparação nessa reta final?


Tacina Vendruscolo: Manter o foco, não deixando-se levar por pensamentos e atividades que o distraiam, prejudicando-o na preparação; Intensivar o hábito da leitura para estar acostumado a textos grandes, comuns nas provas do Enem; Fazer simulados, disponíveis nos diversos sites especializados, cronometrando o tempo; Revisar os conteúdos; Ficar atento as atualidades.


Rádio Virtual - Além da questão dos conteúdos, propriamente ditos, que outros aspectos merecem uma atenção especial dos estudantes?


Tacina Vendruscolo: Fazer caminhadas em meio à natureza com exercícios de respiração para relaxamento; Caprichar na alimentação, procurar alimentos que auxiliam na concentração e proporcionam energia para estudar, como o abacate, chocolate amargo, nozes, açaí, entre outos; Hidratar-se, pois a falta de água causa cansaço; Garantir um sono adequado e relaxante; Organizar-se, de modo, que tenha tempo para o estudo, para o descanso e para suas atividades diárias.


Rádio Virtual - A redação costuma ser um dos aspectos considerados mais desafiadores pelos estudantes. Como se preparar nesse sentido?


Taciana Vendruscolo: Para a redação o estudante precisa saber todas as orientações da redação, disponível no Edital do Enem, então, é importantíssimo a leitura do Edital, não só para a redação, mas para a realização da prova no todo. É de extrema relevância que tenha acesso as atualidades e que procure se informar sobre essas, não apenas na superficialidade. E, que pratique a redação, existem sites que fazem a correção online, facilitando para o estudante saber o que precisa melhorar.


Rádio Virtual - De que forma as escolas da rede estadual na região da 15ª CRE tem se organizado com os alunos de terceiro ano, no que se refere à preparação para o Enem, especialmente em meio a esse contexto (ainda) de pandemia?


Taciana Vendruscolo: A Seduc, Secretaria de Educação do RS, em parceria com a TVE, apresenta aulas preparatórias para o Enem, o Pré-Enem. São cerca de 20 horas/aula semanais, totalizando 464 horas de preparação para todos os componentes curriculares. As aulas ficam disponíveis no canal TV Seduc RS, no Facebook da TVE e podem ser acompanhadas pelo streaming deste site. O Pré-Enem Seduc RS conta com três períodos diários de 60 minutos e contemplará 86 horas/aula para cada área do conhecimento, inclui eixos ligados às disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação, com tradução em Libras. As aulas seguem até 31 de outubro, mês que antecede o início das provas e a exibição acontece de segunda a sexta, das 19h30 às 22h30.

Comments


bottom of page