top of page

Encontro reúne padres que estudaram no Seminário de Fátima em Erechim

Atividade fez parte da programação dos 70 anos do Seminário de Fátima



Como parte das programações dos 70 anos do Seminário de Fátima, foi realizado, no dia 10 de junho, sábado, um Encontro com os Padres que estudaram no Seminário. O encontro foi marcado por muita alegria, na lembrança dos tempos de formação, e um profundo sentimento de gratidão por tudo o que cada um aprendeu no período em que esteve no Seminário. Na Capela da Reconciliação, numa disposição circular, favorecendo o diálogo e a escuta, os padres foram acolhidos pelo Pe. José Carlos Sala e Pe. Lucas Stein. Foram espalhados quadros e fotos do início do Seminário, inclusive da primeira turma de 42 seminaristas, em 1953.

No início do encontro, foi feito um instante de silêncio orante pelos padres falecidos e, logo após, Pe. Sala expôs os objetivos do encontro: a) Celebrar a história vivida em louvor e ação de graças; b) Fortalecer o ardor e o ‘sim’ de cada um na missão presbiteral; c) Buscar luzes de discernimento para o atual momento vocacional e o futuro do Seminário. Na sequência, cada um disse seu nome e o período em que esteve no Seminário.

A Missa foi presidida pelo padre Jair Carlesso, com homilia do Pe. Milton Mattia, que ressaltou a necessidade da escuta e da acolhida no serviço pastoral junto ao povo. Celebrou-se a Memória da Bem-Aventurada virgem Maria, Sede de Sabedoria, com os textos próprios desta missa. Os cantos entoados, e muito bem cantados pelos padres, expressaram um tom de renovação e fortalecimento do chamado vocacional: ‘Eu disse sim por amor!’ ‘O Senhor me chamou para uma grande missão!’ ‘Por suas mãos o Senhor reparte o pão!’ ‘Eu te ofereço o meu viver!’ ‘Eu fui chamado para a doação!’

Após a missa, foi feita uma roda de conversa e partilha, contando histórias dos tempos de Seminário Menor, e reflexão sobre a importância do Seminário na caminhada de formação humana, intelectual e religiosa. As partilhas foram marcadas por sorrisos, quando eram lembrados fatos pitorescos da vida de internato, e também, sentimento de superação, quando, em 1979, houve um grande vendaval que levou boa parte do coberto do Seminário. Foi andando por estes corredores, por estas salas, na intensidade das atividades de estudo, esporte, trabalho, convivência e celebrações, que cada um foi gestando o sonho de um dia ser padre. Por isso, este Seminário está indelevelmente marcado na memória de cada um. Ressaltou-se a preocupação para com o futuro e a necessidade de um despertar vocacional que encante e comprometa novos jovens para a vocação Presbiteral, bem como incrementar projetos de manutenção de toda a estrutura física do prédio. A escola de Ensino Fundamental e Médio parou de funcionar em 2013, e hoje, o Seminário acolhe o Propedêutico, período de discernimento antes do Seminário Maior. No atual momento, o Santuário exerce papel central e fundamental em todo este complexo. Urge a necessidade de fortalecer esta identidade de Santuário Nossa Senhora de Fátima, lugar de devoção, peregrinação e fé.

Na sequência, foi feita a foto oficial do encontro para ficar registrada no Arquivo Histórico do Seminário.

Logo após, os padres foram recepcionados com um saboroso almoço, no Centro de Eventos, preparado carinhosamente pelo Conselho Administrativo do Seminário.

Na programação dos 70 anos, ainda teremos: Encontro com ex-festeiros, dia 23 de julho; Romaria Vocacional, dia 19 de agosto; Encontro com ex-seminaristas e suas famílias, dia 16 de setembro; Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Erexim, dia 21 de agosto; Galeria dos Reitores; Revitalização do Arquivo Histórico do Seminário/Santuário de Fátima.



Commentaires


bottom of page