top of page

EMEI Bôrtolo Balvedi desenvolve projeto que busca o interesse das crianças

Escola atende os níveis de maternal 1 e 2, PRÉ A e B. São 10 professores e 4 funcionários que atendem os 104 estudantes

Na Escola Municipal de Educação Infantil Bôrtolo Balvedi as atividades escolares têm foco no projeto pedagógico ‘Tempo de cuidar: infinitas possibilidades’. A diretora Dúnia de Oliveira pontua que essas atividades são construídas junto com as crianças de acordo com o interesse delas. “Nós estamos trabalhando ‘o que’, ‘como’ e ‘para que’ com as crianças. Essas perguntas são todas respondidas por elas através dos desafios colocados pelos professores e campos de experiência. Nosso objetivo é criar possibilidades de exploração junto com os estudantes e as famílias, ouvir e perceber os interesses com atividades lúdicas que as crianças possam sentir, tocar, imaginar, vivenciar, explorar e experimentar para construírem suas hipóteses”, comenta.

Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. A diretora explica que a escola segue a BNCC, mas buscando novos campos. “Cada turma trabalha de acordo com a sua curiosidade. A BNCC propõe seis direitos de aprendizagem que é o conviver, o brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. A partir desses seis direitos a gente trabalha as atividades e projetos na escola”, explica.

Atividades diferenciadas

São várias atividades desenvolvidas junto aos estudantes como a sala neon, criada para proporcionar interação e despertar a curiosidade das crianças, com uso de tintas, canetão, areia e balões. O drive da família que proporciona um contato entre a família e a escola, realizando desafios em cada fase do percurso com um presente no final para a criança brincar em casa. Em ambiente escolar é proporcionado também pesquisas e observação de pedras, sementes, pinturas e atividades de yoga e relaxamento.

A escola fica localizada na Rua Bôrtolo Balvedi, 1388, Bairro São Caetano, e atende os níveis de maternal 1 e 2, PRÉ A e B. São 10 professores e 4 funcionários que atendem os 104 estudantes. O telefone para contato é (54) 3520-7062 ou pelo e-mail emei.bortolobalvedi@erechim.rs.gov.br.



bottom of page