Os padres da Diocese de Erexim realizaram sua terceira reunião deste ano com o Bispo nesta terça-feira, primeiro de agosto, 52º aniversário de instalação da Diocese com o início do ministério episcopal de seu primeiro Bispo, Dom João Aloysio Hoffmann. Nessa significativa data, o atual Bispo Diocesano Dom Adimir Antonio Mazali, no final da oração inicial conduzida pelos Padres Paulo Bernardi e Alvise Follador, abençoou o novo espaço de reuniões, cursos e encontros da Diocese denominado Auditório São José.
A pauta do encontro teve como assunto de maior tempo de reflexão a situação dos Seminários, candidatos à vida presbiteral e sua respectiva formação; Romarias – de N. Sra. de Fátima, da Salette, de N. Sra. da Santa Cruz e Vocacional; Escola de Servidores; encontros de catequistas por Área Pastoral e tema da terceira reunião geral das Áreas; Escotismo Católico; Pastoral Familiar; Visita Pastoral neste ano; Diaconato Permanente; Pastoral Presbiteral; Lar Sacerdotal; Prestação de contas, orçamentos e projetos diocesanos; Consórcio Solidário para aquisição de carros das Paróquias quando necessitam; comunicações diversas.
Novo espaço de cursos e reuniões: resulta de reforma e ampliação de uma das antigas tendas para a Romaria na proximidade do Centro de Eventos do Seminário Diocesano N. Sra. de Fátima. Dispõe de 130 lugares. Tem automatização para diversos dispositivos. Sua finalidade prioritária são as atividades pastorais. Pode ser alugado para outras atividades, conforme a disponibilidade. Nas imediações foi construída uma guarita para vigilância dia e noite para segurança e informações de todo o complexo do Seminário e Santuário.
Seminários, candidatos à vida presbiteral e sua formação: Pe. Dirceu Dalla Rosa, Reitor do Seminário São José expôs a situação do mesmo e do Seminário de Fátima. O São José tinha três seminaristas. Os três desistiram do processo de formação no final do semestre. O de Fátima passa a ter um seminarista do Propedêutico a partir deste mês. Pe. Lucas Stein, Vice-Reitor do Seminário de Fátima e Coordenador do Serviço de Animação Vocacional apresentou as atividades do Setor, algumas causas da acentuada diminuição de seminaristas na Diocese, bem como na maioria das outras, diminuição da vivência religiosa das famílias, busca de profissões rendosas, celebrações litúrgicas com pouca participação. Foi observado que há também dificuldade para se encontrar pessoas para os diversos serviços comunitários. Apresentou o novo seminarista e falou de jovens em acompanhamento vocacional e que poderão ingressar no Seminário. Ressaltou a necessidade de se intensificar a Pastoral Vocacional da parte dos padres, mas também de todos os fiéis e de se confiar na Providência Divina. Pe. Jair Carlesso encaminhou trabalho em grupos com três questões: 1) Que aspectos considerar no processo de retorno do Ensino Médio no Seminário N. Sra. de Fátima, com aulas em colégio externo? 2) Que questões e conteúdos devem ser contemplados no programa de formação diária no Seminário? 3) Indicar dois nomes para trabalhar na formação dos seminaristas.
Romarias: Pe. José Carlos Sala ressaltou que a Diocese de Erexim tem o privilégio de viver um grande retiro de 10 dias em cada ano na sua Romaria de Fátima. Relembrou o tema, lema, enfoques de cada dia, celebrações diárias, Romaria da Criança e outros aspectos. Passou lista para inscrição de padres para as confissões e as bênçãos individuais. Recordou também atividades da comemoração dos 70 anos do Seminário. Pe. Renoir Dalpizol, do Santuário de Marcelino Ramos, apresentou o tema e o lema da 88ª Romaria da Salette, dias 19, 23 e 24 de setembro e passou lista para relação de padres para as confissões nos três dias. Pe. Gladir Giacomel expôs tema, lema e programação do tríduo e da 36ª Romaria N. Sra. da Santa Cruz, dia 14 de setembro, solenidade da Exaltação da Santa Cruz. Também passou lista de inscrição de padres para as confissões. Pe. Lucas recordou a Romaria Vocacional, dia 19 deste mês, das 13h30 às 17, no Santuário de Fátima.
Escotismo Católico: Sérgio Mosele referiu natureza, início do movimento no Brasil, em 2018, É forte na França. O movimento é iniciado numa Paróquia se o Bispo aprova e o padre deseja. Pode contribuir na continuidade da Iniciação à Vida Cristã após a crisma.
Escola de Servidores: Pe. Jair Carlesso apresentou proposta de nova modalidade do curso. Na Área de Gaurama com aulas num sábado por mês de março do próximo ano a julho de 2025. Na Área de Erexim continuaria o curso com aula uma vez por semana, de noite de março a novembro do próximo ano.
Aspectos administrativos: Pe. Lucas falou do acompanhamento aos padres do Lar Sacerdotal. Pe. Nelson Longo precisa de cuidadora dia e noite. Pe. Alberto Disarz, Pe. Antonio Scheffel e Pe. Adelar De David estão relativamente bem. Ildo Benincá, Ecônomo da Diocese, expôs a manutenção do Lar e da casa do Pe. Geraldo Moro. Para suprir as necessidades chegou-se à conclusão de se repassar mais 2% do Dízimo das Paróquias para a administração diocesana e no final do ano analisar se é suficiente para a manutenção do Lar e da casa.
Comunicações: Algumas – Segunda turma da Escola Diaconal, início dia 04 deste mês à noite na Casa de Retiros de Passo Fundo, com sete candidatos da Diocese. Há alguns candidatos ao Diaconato da primeira turma que concluíram as matérias pendentes e poderão ser ordenados; Terço dos homens – encontro diocesano, dia 29 de outubro de manhã, na igreja São Pedro, Erechim; ordenação presbiteral na igreja N. Sra. da Salette, Três Vendas, Erechim do Diácono Rafael Suzrina, dos Pobres Servos da Divina Providência, dia 02 de setembro, às 16h; Encontro de formação das secretárias, dia 12 de setembro, das 08h30 às 17h, no Auditório São José, com assessoria de arquivista da Arquidiocese de São Paulo.
Comments