top of page

Em dias favoráveis, multidão de devotos de N. Sra. da Salette na Romaria em Marcelino Ramos

Com tempo favorável, nos dias 19, e neste sábado e domingo, 28 e 29, o Santuário realizou a Romaria com participação de milhares de devotos



Dos dias 10 a 18 deste mês de setembro, dedicado à Bíblia aqui no Brasil, o Santuário N. Sra. da Salette de Marcelino Ramos realizou a novena preparatória à sua 89ª Romaria interestadual nos 178 anos da aparição da Virgem Maria em Salette, França. Com tempo favorável, nos dias 19, data da aparição a Maximino e Melânia, e neste sábado e domingo, 28 e 29, o Santuário realizou a Romaria com participação de milhares de devotos da Senhora da Salette.


Nos dias da novena e nos três dias da Romaria, houve diversas missas no Santuário. Na Romaria, missa na igreja São João  Batista no centro da cidade e procissão ao Santuário. Dia 19, presididas por Dom Rodolfo Luis Weber, Arcebispo de Passo Fundo; dia 28, por Dom Mário Marques, Bispo de Joaçaba, SC; dia 29, por Dom  Adimir Antonio Mazali, Bispo de Erexim. Em todas, alguns padres concelebraram. A procissão de sábado foi luminosa e no final, houve a encenação da aparição e bênção com o Santíssimo Sacramento. Às 14h de domingo, houve adoração ao Santíssimo e bênção. Às 15h30, envio dos romeiros.


Em todos os dias, houve diversos padres à disposição para a confissão.


Durante a novena e nos dias da Romaria, foi anunciada "Campanha Solidária", solicitando aos devotos de N. Sra. da Salette e amigos do Santuário a doarem recursos para a pintura do Seminário e anexos. Por meio de campanha semelhante, já foi feita a pintura do Santuário.


Na missa deste domingo, Dia Nacional da Bíblia, houve especial rito de entronização da Sagrada Escritura, com música de pequena banda partindo da Capela da Reconciliação até o altar campal.


Na homilia, Dom Adimir destacou que os devotos de Maria manifestam sua confiança nela, agradecendo e/ou pedindo graças. Referiu-se ao tema e ao lema do evento deste ano: Mãe da Salette ajudai-nos a caminhar na esperança – “Fazeis bem vossa oração, meus filhos?” Acentuou a importância da oração não só nesse dia e nesse santuário. Por ela e por outros meios, percorremos o caminho da vida alimentando a esperança que não decepciona, na certeza de que Deus nos ama e nunca nos esquece, especialmente nos sofrimentos e provações como na recente tragédia climática em nosso  Estado. Por seu Filho Jesus, nos deu Maria que está sempre ao nosso lado. Ela nos ajuda a reconciliar-nos com Deus, nos chama à oração, à conversão e a retornar a seu Filho se dele nos afastamos, a observar o domingo como dia da celebração comunitária. Referiu-se às leituras e ao evangelho próprios da celebração, aliança de Deus com Noé, a exortação de São Paulo a deixar-nos reconciliar com Deus e a presença de Maria junto à cruz de seu Filho. Desejou que Maria ajude a todos a trilhar o caminho da salvação, ajude a humanidade a superar as guerras. O Bispo concluiu sua reflexão com a oração a N. Sra. da Salette - Lembrai-vos, ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los. Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, eis-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso Filho. Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos. Amém. Nossa Senhora da Salette, Reconciliadora dos pecadores, rogai sem cessar por nós que recorremos a vós!


Por: Assessoria de Comunicação

 

コメント


bottom of page