top of page

Educadores do Marista Medianeira participam de imersão formativa

Jornada Pedagógica de preparação para o 2º semestre letivo contou com diversos momentos de formação relacionados a diferentes áreas da educação


 

Faz parte da jornada de ser educador(a) marista estar em constante formação e aperfeiçoamento, seja nas práticas docentes ou nas mais diversas áreas que envolvam educação e desenvolvimento dos sujeitos, enquanto crianças e jovens. Dessa forma, de 15 a 19 de julho, os colaboradores do Colégio Marista Medianeira participaram de uma semana formativa com temáticas relacionadas ao universo da escola contemporânea, da saúde, da neurociência e do aprendizado, das políticas de proteção aos estudantes, além de realizarem planejamentos integrados, partilhas de boas práticas e vivências, e organização dos espaços para o 2º semestre letivo.

 

Durante o percurso formativo, os(as) professores(as) da Educação Infantil e dos Anos Iniciais receberam as famílias na escola para momentos de diálogo sobre o desenvolvimento dos estudantes no decorrer do 1º semestre letivo. Os(as) professores(as) dos Anos Finais e do Ensino Médio participaram de uma atividade vivencial com o tema “Escola Contemporânea”, em que refletiram sobre práticas educativas e realizaram uma análise crítica e a qualificação dos processos de ensino-aprendizagem, aprendizagem significativa, planejamento educacional, compreensão das dinâmicas das juventudes e aplicação da comunicação não-violenta. Durante esta prática, os estudantes do Ensino Médio foram convidados a trocar de lugar com os professores e darem uma aula para eles, para que pudessem sugerir ações e jeitos diferentes de mediar o conhecimento, gerando uma reflexão de ambos os lados. Os monitores, assistentes de convivência e instrutores de aprendizagem também realizaram momentos de diálogo e reflexão sobre suas atribuições e sobre o olhar atento, escuta ativa e relacionamento com os estudantes.

 

Os educadores de todos os níveis também participaram de uma formação sobre “Designer Thinking”, com o objetivo de trabalhar a resolução criativa de problemas no contexto educativo. Os professores da Educação Infantil realizaram um planejamento integrado com a área de língua inglesa, em que receberam a Consultora Educacional de Componente da Diretoria Socioeducacional do Marista Brasil, Aline Yukie, do Marista Brasil. O grupo de 140 colaboradores também contou com uma formação sobre “Política de Proteção Integral às Crianças e aos Adolescentes”, mediada pela Diretora Cheila Milczarek e pelo Coordenador de Pastoral do Colégio, Cézar Menegat. Os professores de Língua Inglesa também foram contemplados com uma formação sobre “Estratégias de escrita, leitura e planejamento em Língua Inglesa”, com Aleara Borlina, que é Consultora do Thomas Bilingue for schools.

 

“A Jornada Pedagógica é um momento muito importante no processo formativo dos educadores, fortalecendo a proposta do currículo em pastoral, buscando subsidiar a missão educativa conforme as orientações do Marista Brasil. Para mim, um dos momentos marcantes foi o aprofundamento do documento sobre a Política de Proteção integral às Crianças e aos Adolescentes do Marista Brasil, dada a importância de garantir a segurança e o bem-estar dos nossos estudantes em seu processo formativo”, destacou o Coordenador de Pastoral, Cezar Menegat. 

 

Os professores(as) e monitores(as) da Educação Infantil partilharam vivências realizadas junto a escola argentina Jardín Fabulinus, acerca do protagonismo da criança, documentação, contextos e territórios. Também aconteceu uma palestra com Lilian Hubner, professora e pós-doutora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que atua no Curso de Letras da Escola de Humanidades e no PPGL, na Coordenação da Internacionalização da Stricto Sensu, além de possuir um vasto currículo na área da pesquisa da estimulação da linguagem e da cognição, que abordou a temática “Diálogos entre linguagem, cognição e neurociências”.

 

A Educação Infantil e os Anos Finais também tiveram um momento formativo com a professora formadora Talita Bandurka, com o tema “As múltiplas linguagens no trabalho com as infâncias”. Na ocasião, os professores vivenciaram oficinas de grafismo, argila e outros materiais. Os professores dos Anos Finais e Ensino Médio finalizaram a semana realizando os planejamentos por área do conhecimento.

 

Para a professora do 3º ano do Ensino Fundamental, Vanessa Zoraski, os momentos formativos foram enriquecedores. “Este é meu primeiro ano no time Marista, minha primeira jornada pedagógica pré-recesso também. Participando de todas as propostas vividas, entendo cada vez mais a frase de que “somos mais que educadores, somos educadores Maristas”. Nesta semana, além das reuniões de alinhamento e apresentação de novas propostas, vivenciamos oficinas, palestras e treinamentos encantadores. Ressalto nosso debate sobre as Políticas de Proteção Integral às Crianças e Adolescentes do Marista Brasil, onde foram frisados e discutidos protocolos de cuidados importantíssimos, alinhados com os ideais de nossa instituição. Além disso, o último dia foi marcante! Experimentamos muitas vivências e materiais diferentes…Um convite especial a pensar novas formas de instigar a criatividade em nossas crianças. Finalizo essa jornada ansiosa para a próxima!”

 

Kommentare


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page