Núcleo de Inovação para o Trabalho que já está em funcionamento, realizou cerimônia de aula inaugural

Na noite desta terça-feira, 13, aconteceu a aula inaugural do Núcleo de Inovação para o Trabalho - NIT, nas dependências do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali. A cerimônia oficializou a abertura das atividades do Núcleo, que já está em funcionamento desde o dia 19/05. A implementação do NIT é uma ação conjunta entre a Secretaria da Educação e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, que desde 2022 vem sendo articulada e desenvolvida em Erechim.
A cerimônia contou com a presença da coordenadora regional de Educação, Juliane Bonez, da superintendente da Educação Profissional, Tamires Fakih, do assessor da secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Alencar Loch, dos secretários municipais de Erechim, Emerson Schelski e Verenice Lipsch, do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Alves Bento, da diretora do Colégio Haidée, Maribel Haas de Toledo, autoridades civis, professores, servidores da 15ª CRE, estudantes e comunidade em geral.
Inovação para o Trabalho
O Núcleo de Inovação para o Trabalho – NIT, é um espaço para a formação profissional aberto à comunidade, com foco no desenvolvimento de competências inovativas voltadas para o mundo do trabalho. Tem como objetivo principal, potencializar a aproximação e inserção no mercado do trabalho de forma qualificada e sustentável, buscando estimular a geração de emprego e renda, alinhado às necessidades socioeconômicas de Erechim e região. Através da oferta de cursos de curta duração, o NIT tem o papel de contribuir para a inclusão da comunidade no ambiente escolar técnico, aumentando significativamente a possibilidade da continuidade dos estudos e o ingresso no mundo profissional.
Instalado no Colégio Haidée Tedesco Reali, o Núcleo oferta o curso na área de elétrica em instalação industrial, com carga de horária de 50h. “Proporcionar cursos de capacitação para o mercado de trabalho, é o grande objetivo do NIT. A educação profissional vêm sendo uma grande frente de atuação da Secretaria de Educação em parceria com Secretaria do Trabalho, com a finalidade de garantir uma educação que esteja sintonizada com a demandas da sociedade e do mercado. Esse Núcleo dinâmico e adaptado à realidade atual da educação técnica, irá auxiliar para que os estudantes sigam suas formações, se capacitando e atualizando seus conhecimentos”, afirmou a superintendente SUEPRO, Tamires Fakih.
“Esse trabalho conjunto é muito importante para o desenvolvimento profissional de Erechim e região, que possui um grande potencial em oferta de empregos. Nossa atuação vai muito além de garantir os direitos trabalhistas, buscando incentivar a todos que busquem a qualificação profissional através da capacitação e da educação, trabalho este que estamos desenvolvendo com a Seduc”, afirmou o assessor da Secretaria de Trabalho, Alencar Loch.
Cursos de Educação Profissional
Sendo uma referência muito tradicional na Educação Profissional, o Colégio Estadual Heidée Tedesco Reali, há muitos anos oferece cursos técnicos à comunidade. Atualmente a escola oferta o curso técnico integrado ao ensino médio em Mecânica e Eletrotécnica, o curso técnico subsequente em Contabilidade e, agora passa a ofertar o curso do NIT. “Recebemos com muita alegria o NIT e os cursos profissionalizantes que o Núcleo irá ofertar. Nós da equipe diretiva, juntamente com nossa equipe de docentes qualificada, seguimos mantendo o compromisso em oferecer um ensino de qualidade, que atenda às demandas do mercado de trabalho. Incentivamos nossos estudantes à formação básica e profissional, lembrando-os sempre, que a educação abre portas e que o lema da escola – Do Haidée para o mundo – é possível e real”, afirmou a diretora, Maribel Haas de Toledo.
A coordenadora regional de Educação, Juliane Bonez, agradeceu a todos os envolvidos no processo de implementação do NIT, que contou com diversas parcerias entre secretarias do Estado, e também entre a CRE e a Prefeitura Municipal de Erechim, através da secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, que colabora desde as primeiras tratativas. “A parceria entre os entes públicos é fundamental na construção de políticas públicas em prol da Educação. A prefeitura sempre muito parceira de nossas ações, esteve presente nesse processo nos auxiliando na análise das demandas educacionais e profissionais de Erechim, possibilitando a implementação deste primeiro curso do NIT, que atende às necessidades profissionais de nossa cidade. Desejamos que o Núcleo siga com seu propósito, levando aos envolvidos o crescimento pessoal e profissional, sempre permeado pela transparência e compromisso com a qualidade da educação gaúcha”, afirmou.
Encerrando a cerimônia, os professores dos cursos técnicos da escola, que também atuam no NIT, promoveram uma roda de conversa sobre a importância da qualificação profissional, a constante capacitação e reciclagem que os profissionais atuais necessitam realizar, bem como reiteraram a importância do Núcleo para rede educacional e para o mercado de trabalho de Erechim. Participaram do momento o coordenador do NIT, William Onofre, e os professores Reginaldo Bolis, Angélica Alves, Necleto Pansera e Márcio Machi.
Núcleos de Inovação para o Trabalho
Com recursos financeiros oriundos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional para a implantação de, pelo menos, um NIT por regional, no ano de 2022, 31 Núcleos foram criados no RS. O fomento foi utilizado para obter materiais de consumo, com o propósito de reformar os espaços físicos que sediam os NITs e também para a aquisição de itens permanentes, para qualificar a oferta dos cursos. Coube à SUEPRO/SEDUC fazer a gestão pedagógica dos cursos e de recursos humanos para oferta de mais de 20 cursos no ano passado, que representaram mais de 1000 horas de formação, impactando a vida de mais de 500 concluintes. Neste ano, até o momento, os NITs contam com mais de 700 alunos matriculados em mais de 60 cursos de curta duração.
Por: Ascom 15ª CRE
Créditos: Ascom 15ª CRE
Comments