Domingo de preparação para o Enem 2021

Cerca de 150 pessoas participaram de simulado promovido pelo Garra Erechim, seguindo os mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio, desde as provas até regras e horários



O fim de semana foi dedicado a testar conhecimentos e reforçar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para cerca de 150 pessoas, que aproveitaram o domingo, 26 de setembro, para participar de um simulado promovido pelo Garra Erechim – Pré Vestibular. Além de estudantes matriculados nos cursos, a prova também foi aberta à comunidade. Nesse primeiro momento, o simulado foi focado nos temas ligados ao primeiro dia do Enem, com questões das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da redação.


O simulado contou com prova impressa nos mesmos moldes do Enem e buscou testar não apenas o conhecimento, mas trazendo também todos os aspectos que permeiam o dia da prova, como as regras e horários, presença de fiscais em salas de aula, necessidade de apresentação de documentos por parte dos candidatos ao adentrarem as salas de aula, entre outros aspectos. Durante todo o simulado, também foram seguidos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.


Toda essa contextualização parte da premissa de que um aluno ambientado no simulado com o cenário real de uma prova como Enem, certamente terá mais vantagens no dia oficial do exame. A vestibulanda do curso de Medicina Sabrina Boller, que é aluna do Garra, destacou a importância dessa preparação: “Já estamos nos preparando desde o início do ano para o Enem com os conteúdos, e toda essa ambientação também é importante, principalmente para que a gente saiba lidar com o nervosismo para o dia do Exame”, pontuou.


A coordenadora do Garra, Indianara Scarpari, explica que as provas foram elaboradas por uma empresa de São Paulo, exatamente nos mesmos moldes do Enem. Após a realização do simulado, as provas foram encaminhadas para essa empresa, que fará a correção, além de disponibilizar os gabaritos para que os estudantes acessem seu desempenho. “Outro diferencial é que 95% das questões são inéditas o que permite que o candidato possa realmente avaliar seu conhecimento dentro da prova”, explica.


No próximo domingo, dia 3 de agosto, o simulado abarcará as questões de Matemática e suas Tecnologias; além de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Interessados em participar de novos simulados podem contatar o Garra Erechim para mais informações. As provas do Enem 2021 para quem se inscreveu no prazo regular serão nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.