top of page

Documentário sobre os 100 anos do Ypiranga terá novas sessões no cinema

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 5 de mai.
  • 2 min de leitura

 O média-metragem é uma imersão na trajetória centenária de um dos clubes mais simbólicos do futebol gaúcho, marcada por histórias de paixão, superação e dedicação.

Após o sucesso do lançamento, que contou com quatro sessões esgotadas e aclamadas pelo público, o documentário "Sonho e Glória: os 100 anos do Ypiranga" volta às telonas. O filme será exibido novamente nos dias 16 e 17 de maio, às 21h, no Movie Artes Cinemas, em Erechim. Os ingressos custam R$ 17 (meia-entrada) e R$ 34 (inteira).


A produção emocionou torcedores, autoridades, dirigentes e ex-dirigentes, além de patrocinadores — muitos vestindo as tradicionais cores do clube canarinho. O média-metragem é uma imersão na trajetória centenária de um dos clubes mais simbólicos do futebol gaúcho, marcada por histórias de paixão, superação e dedicação.


Concepção e produção


Idealizado pelo cineasta Patrick Menegazzo, o projeto foi aprovado pela Lei Rouanet em 2023 e contou com total apoio do clube, que cedeu acesso a arquivos históricos, ao estádio e a jogadores. As filmagens começaram em janeiro de 2024, durante o Campeonato Gaúcho, e seguiram por pouco mais de um ano, até a estreia oficial em março de 2025.

Gol histórico de Pelé



Entre os momentos marcantes retratados no documentário, destaca-se o primeiro gol no Estádio Colosso da Lagoa, marcado por ninguém menos que Pelé. A partida inaugural aconteceu em 2 de setembro de 1970, entre Grêmio e Santos, e contou com outros ídolos do futebol como Piazza, Tostão e Jairzinho. Um detalhe curioso: o gol de Pelé foi o de número 1.040 de sua carreira, mesmo número da Rádio Tupi, que entrou em campo e presenteou o craque com uma camisa comemorativa.

Realização


O documentário é uma produção da Indômita Produções Artísticas, com patrocínio das empresas Brastelha, Cavaletti, Comil, Kixiki, Perfil Metais, Triel e Wtec. O projeto foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

 
 
 

Comments


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page