top of page

Do cuidado à oportunidade: o impacto do CECRIS na vida de crianças e famílias de Erechim

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 2 de jul.
  • 3 min de leitura

Centro Cultural e Assistencial São Cristóvão é referência em contraturno escolar e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade

ree

Com 57 anos de atuação, o Centro Cultural e Assistencial São Cristóvão (CECRIS) é uma das instituições mais tradicionais de Erechim no cuidado com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Fundado pela Irmã Maria Agner Graber — carinhosamente conhecida como Irmã Consolata — o CECRIS mantém sua missão beneficente, filantrópica e de assistência social com comprometimento e transparência.


Localizado na R. Maria Agnes Graber, 94 - São Cristóvão, o CECRIS desenvolve atividades de contraturno escolar, voltadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos incompletos, oriundos da rede pública. O projeto visa fortalecer vínculos, promover o convívio social e preparar os jovens para o futuro.


“Eles vão à escola em um turno e no outro participam aqui das atividades. Temos oficinas de marcenaria, horta, música e informática. Cada criança escolhe o que quer fazer, e a maioria participa de mais de uma atividade”, explica Camila Oldra, coordenadora do CECRIS. As atividades são ofertadas em período integral, com lanche garantido, em parceria com o programa Sesc Mesa Brasil e acompanhamento de nutricionista.


Além do atendimento às crianças e adolescentes, o CECRIS desenvolve um trabalho voltado às famílias em situação de vulnerabilidade social, com apoio técnico de assistente social e psicóloga. “Essas famílias vêm toda quarta-feira, passam o dia conosco e participam também das oficinas de horta e marcenaria, além de receberem acompanhamento com nossa equipe”, conta Camila.


Recentemente, a instituição firmou várias parcerias, dentre elas, o Senac esteve presente realizando palestra informativa para pais e adolescentes com o objetivo de divulgar o encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho. “Ver a evolução deles é fantástico. O nosso foco é preparar a criança e o adolescente para o futuro, e também oferecer suporte às famílias para que tenham autonomia”, afirma a coordenadora.


Apoio público e transparência


O trabalho realizado pelo CECRIS conta com apoio fundamental da Prefeitura de Erechim, por meio de recursos financeiros, assessoramento técnico e editais públicos. Em 2024, foram aportados R$ 116 mil via chamamento público da Secretaria Municipal de Assistência Social — que é responsável pelo repasse dos recursos à entidade —, além das emendas impositivas do Legislativo.


“A participação em editais é extremamente importante, pois propomos um plano de atividades que passa por avaliação técnica e, com a aprovação, os recursos são aportados e fiscalizados. No ano passado, foram R$ 170 mil recebidos por esse meio. Somos muito gratos ao apoio da Prefeitura e do Legislativo, e nos sentimos seguros com toda a orientação que recebemos, especialmente para a prestação de contas”, destaca Camila.


Com forte compromisso com a transparência, toda doação recebida pelo CECRIS é registrada, fotografada, contabilizada e acompanhada por recibo. A instituição aceita doações de alimentos e roupas em bom estado, sempre em consonância com a Secretaria de Assistência Social.


Um legado que se renova


Mais de meio século após sua fundação, o CECRIS continua sendo referência em atenção, acolhimento e promoção da cidadania em Erechim. O legado da Irmã Consolata permanece vivo na transformação social promovida todos os dias pela equipe da entidade — com o apoio indispensável da comunidade e do poder público.


“O CECRIS é um exemplo de como a união entre solidariedade, dedicação e políticas públicas pode transformar vidas. A Prefeitura de Erechim tem orgulho de ser parceira dessa história de amor ao próximo”, afirma o prefeito Paulo Polis.


Fotos: Milena Mezalira – Comunicação PME

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page