A atuação dos órgãos fiscalizadores do trânsito garante mudanças de comportamentos dos usuários e melhora a fluidez da mobilidade urbana
Desde o dia 31 de outubro, a Diretoria de Trânsito intensificou os trabalhos de fiscalização aos fins de semana. A ação, além de manter a eficácia das normas legais, cumpre com o papel da educação no trânsito, trazendo orientação e conscientização para pedestres e condutores de veículos.
Conforme um levantamento da Diretoria de Trânsito, em nove meses foram registrados 810 acidentes de trânsito com danos materiais atendidos pela Diretoria de Trânsito e 252 acidentes com lesões corporais atendidos pela Brigada Militar em Erechim.
“A fiscalização de trânsito é um instrumento para manter uma convivência mais harmoniosa entre os principais usuários do trânsito: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, explica o diretor de Trânsito, Elenilton Pires de Lima.
A atuação dos órgãos fiscalizadores do trânsito garante mudanças de comportamentos dos usuários e melhora a fluidez da mobilidade urbana.
Em dois fins de semana, já foram fiscalizados 205 veículos, com 19 autuações, 24 autos de infrações e cinco veículos recolhidos.
Os Agentes de Trânsito e os Policiais Militares são os responsáveis por manter a ordem no trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro que aponta: “É a pessoa credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento” (Anexo I).
“Para garantir nossas ruas e estradas mais segurança, a fiscalização tem papel fundamental. À sociedade, cabe o respeito às normas e a adoção de comportamentos para um trânsito mais humano e seguro. Estas fiscalizações serão feitas todos os fins de semana, pedimos a compreensão de todos e o respeito às Leis de Trânsito”, pontua o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi.
Comentarios