top of page

Diretora do Marista Medianeira participa de evento nos EUA


 

O American Academy – Advanced Program reuniu lideranças maristas de todo o Brasil

 

​​​​            Entre os dias 13 e 21 de maio de 2024, a Diretora do Colégio Marista Medianeira de Erechim/RS, Cheila Daniane Marianof Milczarek, participou do American Academy - Advanced Program, um evento desenvolvido pela PUCPR e pela Kent State University, na cidade de Kent, no Estado de Ohaio, nos Estados Unidos. Em sua participação, a Diretora realizou o curso de Design Innovation & Leadership 2024.

 

Os objetivos do programa eram proporcionar possibilidades de aprendizagem imersiva, networking com gestores de instituições educacionais americanas e profissionais de destaque na área de educação, gestão e inovação do Marista Brasil. Os participantes foram estimulados a identificarem novas oportunidades e a pensarem no desenvolvimento do projeto estratégico Nova Escola, traçando novos caminhos conectados às demandas contemporâneas e do futuro.

 

O curso, exclusivo para o Marista Brasil, foi pensado para incentivar os líderes a identificarem novos oportunidades de atuação e projetarem o desenvolvimento exponencial, construindo novos caminhos alinhados com as demandas da contemporaneidade.

 

Para falar mais sobre o assunto, entrevistamos a Diretora Cheila, que conta um pouco de como foi a experiência de fazer um curso fora do país.

- Assessoria: Olá Cheila, além de você, quem mais participou do evento?

 

- Cheila: “Alguns diretores e coordenadores pedagógicos dos Colégios Maristas e gestores da área corporativa do Marista Brasil."​

- Assessoria: Qual foi a programação? Cite momentos de formação, palestras, oficinas e comente um pouco sobre eles.

 

- Cheila: “A programação das semanas envolveu workshops na área de Inovação em Design, com apropriação e aprofundamento na Metodologia do Design Thinking; Inovação Colaborativa; Inovação em Design; Empatia e Comunicação Não-Violenta; e Storytelling, em que pudemos desenvolver uma visão de "Design centrado no ser humano" para a resolução de problemas, utilizando a tecnologia na aprendizagem. A programação também contemplou visitas a escolas locais, mostrando modelos de educação inovadora, com oportunidades de networking com líderes no setor da educação. Também participamos de City tours em Kent e Cleveland, com passeios turísticos e atrações destinadas a estimular o pensamento criativo e fornecer soluções inovadoras e diferenciadas e que podem fazer a diferença no modelo educacional brasileiro. Além disso, o grupo de gestores colocou a mão na massa para desenvolver projetos de inovação com metodologias de ponta em um ambiente de networking internacional, com o objetivo de revolucionar nossas escolas. Os grupos construíram projetos na área de formação de professores, de gestão de currículo, considerando os tempos da escola, e de construção de ambientes de aprendizagem que considerem os sentidos do aprender para os estudantes deste tempo. Todas as análises consideraram que vivenciamos uma educação pensada no século 18, para sujeitos que tinham outra configuração social e cognitiva e que, portanto, não está adequada às novas gerações.  Após a definição dos desafios, agora, é hora de implementar essas soluções inovadoras, considerando as diferentes realidades do Marista Brasil."

- Assessoria: Qual a importância de participar de um evento como este?

 

- Cheila: “A experiência foi incrível! Realmente muito impactante em minha carreira de formação e atuação. A metodologia utilizada foi essencial para que pudéssemos avaliar nossos desafios na gestão escolar, buscar aprofundamento em formas de resolução assertivas e inspiração em propostas inovadoras e essencialmente conectadas com a vida das pessoas, com os anseios, expectativas e propósitos e gerar novos projetos e possibilidades para a realidade da educação marista. Da experiência vivida, destaco a oportunidade de conhecer colégios com propostas inovadoras, não somente em suas estruturas, mas em especial, na concepção de educação e aprendizagem que sustenta suas propostas. Escolhas voltadas ao ser humano e sua capacidade de resolver problemas e atuar concretamente, intervindo nas suas realidades; a construção da autonomia e do protagonismo nos estudantes e a confiança nas capacidades de cada um, tendo a escola um papel impulsionador destas capacidades."  

- Assessoria: O que você traz de aprendizado para a sua prática profissional e rotina dentro do Colégio?

 

- Cheila: “Trago presente, ainda mais, a importância do trabalho pedagógico extremamente articulado com o sentido do ato de aprender entre as crianças, adolescentes e jovens. O respeito aos interesses e a seriedade no aprofundamento dos conhecimentos por meio da resolução de problemas, da investigação e do aguçar da curiosidade são decisivos e inegociáveis nas escolas. Outro fator muito marcante é o espaço de construção, de experimentação, que tem presença forte no currículo, assim como o trabalho colaborativo."

- Assessoria: Fale um pouco sobre a importância da gestão escolar no processo de aprendizagem dos estudantes e de qualificação dos educadores.

 

- Cheila: “A gestão escolar desempenha papel importantíssimo na construção da escola como um espaço aprendente. Torna-se fundamental um gestor de escola mobilizar a equipe para pensar sobre as melhores condições para gerar a aprendizagem, removendo barreiras e ampliando o repertório de estratégias metodológicas para que todos tenham espaço para se desenvolver, para que todos possam potencializar suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais. O gestor se torna o guardião do propósito institucional e precisa acompanhar as métricas de desenvolvimento dos estudantes e educadores. Resguardar que o planejamento pedagógico e administrativo tenha como centralidade os sujeitos aprendentes e suas reais necessidades de desenvolvimento, a fim de que as ações a serem implementadas garantam a excelência acadêmica, sem gerar demandas emocionais aos envolvidos. Neste sentido, o maior investimento de tempo e recurso é na formação e desenvolvimento dos educadores, buscando o aprofundamento técnico acerca do conhecimento e das melhores formas de promover a aprendizagem." 

 

 

 

Comments


bottom of page