Dia de campo em Jacutinga apresenta variedades de trigo
- Najaska - Jornalismo

- 12 de nov.
- 2 min de leitura
O objetivo foi apresentar diferentes cultivares de trigo com distintas finalidades e potenciais de uso

A Unidade de Referência Técnica (URT) implantada na propriedade da família Conte, em Jacutinga, sediou na tarde desta terça-feira (11/11) Dia de Campo sobre Variedades do Trigo. O objetivo foi apresentar diferentes cultivares de trigo com distintas finalidades e potenciais de uso. São 17 parcelas implantadas em junho, com variedades BRS, Biotrigo e ORS.
O dia de campo, contou com a presença do diretor técnico e presidente em exercício da Emater/RS, Claudinei Baldissera, do prefeito e do vice-prefeito, Ademir Sakrezenski e Amilton Conte, a Gerência Regional da Emater/RS-Ascar, e os jovens Laura e Cezar Augusto Conte, sucessores da propriedade. Patrocinaram o evento os parceiros Cresol, Banrisul, Sicredi, Sicoob Crediauc e revenda Ganassini (GTS).
ESTAÇÕES TÉCNICAS
Diagnóstico de perfil de solo foi a temática apresentada pelos extensionistas Oberdan Scolari e Anderson Ogliari, avaliando o perfil de solo da área, com demonstração das características físicas do solo através da visualização em trincheira.
A estação Posicionamento técnico cultivares OR Genética – URT Posição e Propósito foi conduzida pelo extensionista Derli Dalastra e por Anderson Camargo, engenheiro agrônomo da OR. Eles apresentaram a sistemática de implantação das parcelas demonstrativas, a adubação e o manejo aplicados na área. Camargo detalhou as variedades e suas características e potenciais.
Felipe Carlotto e Aline Primon, da B&8 e Biotrigo, apresentaram os lançamentos de variedades de trigo e o projeto Gluten vital.
A estação 4 apresentou as variedades de trigo posicionadas pela Embrapa, pelo pesquisador da Embrapa Trigo Osmar Conte, e a estratégia de Plantio Três Safras – Entressafra de Oportunidades, pelo extensionista Luiz Angelo Poletto.
Ao final das estações, foi apresentado o descompactador de solo da GTS (terros) com lâminas de 80cm, com baixo revolvimento de solo em superfície.
FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA
Baldissera ressaltou a importância da sucessão familiar na agricultura e as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com esse público. Destacou o panorama das culturas de inverno no RS, a área plantada e a expectativa de produção na colheita. "A Emater/RS-Ascar executa ações pactuadas com as secretarias SDR e Seapi, voltadas para a capacitação técnica e o fortalecimento da agricultura no Estado", avaliou.
O prefeito de Jacutinga, Ademir Sakrezenski, ressaltou o trabalho da equipe técnica da Emater/Rs-Ascar no município e das parcerias e entidades locais para o desenvolvimento do trabalho no município. Já o vice-prefeito agradeceu pelo trabalho e valorização que a Emater/RS-Ascar promove no município, especialmente na área de produção da família Conte, com a implantação das parcelas demonstrativas da URT.








Comentários