Dia de Campo em Gaurama destaca uso de palhadas na conservação da água no solo
- Najaska - Jornalismo

- 13 de out.
- 1 min de leitura
O estudo faz parte das ações voltadas à adaptação das propriedades rurais às mudanças climáticas

Os benefícios que o manejo adequado das palhadas é capaz trazer à agricultura familiar foram demonstrados, na prática, em um Dia de Campo realizado na sexta-feira e no sábado (10 e 11/10), na Linha São Roque, interior de Gaurama. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com o Centro Tecnológico da Muagro.
Na atividade, foi apresentado aos participantes o experimento conduzido pela equipe da Emater/RS-Ascar que avalia a interferência de diferentes tipos de palhadas — provenientes de espécies de cobertura como aveia-preta, azevém, ervilhaca e nabo forrageiro, além de uma área sem cobertura — sobre os índices de evaporação da água presente no solo.
O estudo faz parte das ações voltadas à adaptação das propriedades rurais às mudanças climáticas, buscando identificar alternativas que contribuam para reduzir a perda de umidade e aumentar a eficiência no uso da água. Segundo o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Teilor Schmidt, o uso de plantas de cobertura é uma das práticas mais eficazes para proteger o solo, diminuir a temperatura superficial, evitar erosão e preservar os recursos hídricos.
Os produtores, estudantes e parceiros puderam conhecer de perto a metodologia do experimento, desenvolvido com o auxílio de microlisímetros — equipamentos que permitem medir a taxa de evaporação do solo em diferentes condições de cobertura.








Comentários