top of page

Dia de Campo do UNIDEAU destaca a parceria entre academia e empresas do agronegócio

Semestralmente o Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), através do curso de Agronomia, promove o Dia de Campo. Na última edição, voltado às culturas de verão, como soja e milho, o olhar do público voltou-se ao protagonismo dos acadêmicos na realização do evento, bem como na implantação dos experimentos, uma vez que apresentaram os resultados do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP), realizado em parceria com empresas do agronegócio, trazendo à tona avanços e práticas inovadoras na agricultura.

Entre as temáticas abordadas estão o controle de nematoides na cultura da soja, uso de diferentes coberturas de solo, manejo de mofo branco e ferrugem na soja, viabilidade econômica do feijão-preto, milho safrinha, uso de fungicidas, aplicação foliar, entre outros. Por meio desses estudos, os futuros agrônomos puderam propor alternativas viáveis e eficazes para o aumento da sanidade e produtividade das culturas, além de promover a sustentabilidade. 

Durante o evento, os grupos passaram por uma avaliação criteriosa dos experimentos e das apresentações, que levava em consideração trabalho em equipe, desenvoltura, oralidade e qualidade do trabalho. O grupo de avaliadores, formado por profissionais renomados da área, atribuiu uma nota e o melhor grupo, juntamente com a empresa, foi premiado, reconhecendo o esforço e a excelência ao longo de todo o processo. 

Os acadêmicos André Lucas Dongenski, Cleiton Tobias Hinnebus, Edina Toledo, Márcio André Reginski, Moisés Peretti e Naiara Minotto Baldin, com o trabalho intitulado “ Desenvolvimento da cultura da soja após o uso de diferentes coberturas de solo”, foram a equipe melhor avaliada, sendo premiados com medalha e troféu. “Foi uma experiência gratificante, onde tínhamos uma parcela com testemunha sem o uso de cobertura de solo, uma parcela com o mix de cobertura Raíx 610, outra com o Raíx 330, e por fim, uma com o Raíx 220. Com base nesse experimento, avaliamos o desenvolvimento da raiz da soja, componentes de rendimento, como contagem de vagens e grãos por planta, população por hectare e incidência de plantas daninhas. Assim, observamos que onde não tinha o mix de cobertura, a soja não teve uma germinação tão boa e acabou ocasionando uma maior infestação de plantas daninhas”, explicou Márcio André Reginski, acadêmico do 9º semestre. 

Para a implantação, a empresa Raíx Sementes apoiou o grupo com sua expertise técnica e tecnológica, além de fornecer os insumos necessários para a realização do experimento. “Participamos junto com o grupo no PATP, onde avaliamos o plantio da soja em cima de diferentes produtos que temos hoje comercialmente para a região, como mix para ervilhacas, aveia, centeio e nabo pivotante. Conseguimos obter resultados bem interessantes, os quais permitem levar ao produtor uma agricultura regenerativa e sustentável”, destacou Adilson Kelm, representante comercial da Raíx Sementes. 

Essa parceria entre setor produtivo e academia fortalece a troca de conhecimento e estimula o desenvolvimento de soluções mais eficazes e sustentáveis para o campo. Os resultados apresentados durante o Dia de Campo evidenciaram os benefícios dessa abordagem colaborativa, proporcionando o compartilhamento de boas práticas, experiências e aprendizados, promovendo um ambiente propício para a inovação e o progresso contínuo no setor.



Comments


bottom of page