top of page

DetranRS qualifica seu processo de exames de habilitação

Com as medidas adotadas pelo DetranRS e o avanço da vacinação, a situação dos exames práticos vem se aproximando da normalidade




Desde o início da pandemia o DetranRS vem adotando diversas medidas para manter o atendimento aos candidatos numa área que foi fortemente impactada: os exames de habilitação. Os efeitos positivos já são perceptíveis. Em maio foi ampliada significativamente a capacidade de atendimento das provas teóricas eletrônicas, aplicadas diretamente nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Em julho, houve acréscimo na oferta de vagas de exames práticos e, agora em agosto, serão realizados encontros on-line semanais com servidores que atuam como examinadores de trânsito. Com o objetivo de qualificar ainda mais o serviço prestado, o ciclo inicia nesta quinta-feira (05) e, a cada semana, haverá um encontro, com grupos formados de acordo com as regionais onde os examinadores atuam.

A área de exames da Autarquia também prevê realizar, já neste semestre, encontros semanais com instrutores e diretores dos CFCs, sob o mesmo formato, dentro de uma divisão regionalizada. A pauta dos encontros com os examinadores e das reuniões com os CFCs será baseada em sugestões que serão enviadas previamente por eles. O objetivo é que o DetranRS entenda, reconheça e aja para atender as principais demandas dos profissionais envolvidos nos exames de habilitação e da população como um todo.

Para o diretor técnico da Autarquia, Fábio Pinheiro dos Santos, “a ideia do projeto é mergulhar na realidade dos exames teóricos e práticos de todas as regiões, conectando ainda mais a gestão do DetranRS às demandas do público que busca sua habilitação e, por extensão, qualificando o serviço oferecido à população gaúcha”.

Situação dos exames Ao longo dos últimos 15 meses, os protocolos sanitários e as medidas de distanciamento controlado aplicados durante as diversas fases da pandemia acabaram acarretando um represamento na liberação de candidatos para a realização das provas teóricas e práticas de direção. O cenário, contudo, começa a se alterar de modo significativo, em razão do avanço da vacinação e de medidas pontuais adotadas pelo DetranRS.

Na última semana, por exemplo, a ocupação de vagas para exames práticos no Rio Grande do Sul foi de 85,46%, ou seja, havia mais vagas do que candidatos inscritos. Em algumas localidades específicas do estado, contudo, o represamento ainda existe, mas a normalização deve ocorrer com a implantação do projeto “Gestão Ativa de Vagas”. A iniciativa vai permitir um balanceamento sistemático na oferta de vagas, de forma que os CFCs que estão mais sobrecarregados receberão mais vagas do DetranRS e aqueles que não utilizam um percentual mínimo das vagas oferecidas perderão um quantitativo, direcionando a oferta para onde há maior demanda por exames.

Outra iniciativa que tem contribuído para diminuir o tempo de espera dos candidatos é a aplicação das provas teóricas nos próprios CFCs, com monitoramento remoto de servidores do DetranRS. Duzentos e cinquenta e nove dos 266 CFCs do estado já aderiram ao projeto, que dispensou o deslocamento de examinadores para a aplicação de provas dessa modalidade, otimizando o tempo de trabalho desses profissionais e oferecendo melhor vazão na oferta de vagas.

Comments


bottom of page