Desfile de 20 de Setembro em Erechim celebra orgulho da tradição gaúcha
- Najaska - Jornalismo

- 21 de set.
- 2 min de leitura
Entidades tradicionalistas homenagearam a Darcy Fagundes que leva o tema dos Festejos Farroupilha deste ano

O feriado de 20 de setembro, foi marcado por uma bela demonstração do orgulho da tradição gaúcha, em Erechim. O desfile alusivo à Semana Farroupilha 2025 reuniu entidades tradicionalistas, instituições, forças de segurança e cavalarianos, enchendo a avenida Maurício Cardoso, de cores, música e celebração ao Dia do Gaúcho. Milhares de pessoas acompanharam o desfile, bem como autoridades tradicionalistas e municipais.
Caminhada de celebração
A abertura oficial ficou por conta da 19ª Região Tradicionalista, com a comissão de frente conduzida pelo coordenador Ricardo Valmorbida e o vice-coordenador Aldair Menosso, trazendo a faixa da Semana Farroupilha e o tema oficial dos festejos: ‘Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa’.
Neste ano, Darcy Fagundes, radialista, declamador e comunicador reconhecido como um dos grandes embaixadores da cultura gaúcha, é o homenageado dos Festejos Farroupilhas. Sua representatividade foi lembrada ao longo do desfile, com faixas, locuções, encenações de rádio e músicas que destacaram sua contribuição imensurável para a divulgação das tradições do Rio Grande do Sul. Homenageando, ainda o centenário de Darcy e os 70 anos do programa de rádio Grande Rodeio Coringa.
Na sequência, passaram pela avenida as forças de segurança — Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Patrulha Ambiental e Departamento de Trânsito — seguidos pelo Grupo Avanti, que representou a cultura italiana e homenageou os 100 anos da imigração italiana no Brasil.
Os CTGs também abrilhantaram o desfile: Farroupilha, Sentinela da Querência, Nativos do Atlântico, Galpão Campeiro, Espora de Prata, Os Campêro e o Departamento Tradicionalista do Master, todos com demonstrações de orgulho e valorização cultural e fazendo referência ao tema principal dos festejos.
O encerramento foi marcado pelos cavalarianos, guiados pelos condutores da Chama Crioula, que trouxeram a cavalo de Caxias do Sul a Erechim. Logo atrás, cavalarianos de diferentes CTGs reforçaram a tradição e a força do movimento.
Tradição que orgulha
O coordenador da 19ª RT, Ricardo Valmorbida, destacou a grandeza desse dia. “Um belo feriado de 20 de setembro, um belo desfile. As entidades mostraram seu orgulho pela nossa cultura e pelo nosso movimento, enchendo o público de emoção e pertencimento”, diz.
Já a patrona da Semana Farroupilha 2025 em Erechim, Cleusa Sotoriva, ressaltou o quanto esse momento é considerado tradicional para o município. “Um desfile magnífico, um marco da Semana Farroupilha. Momento de reunir entidades e instituições apaixonadas pela nossa cultura e principalmente os cavalarianos que sempre são muito aguardados”, enaltece.
A força da tradição gaúcha
O desfile de 20 de setembro em Erechim reforçou mais uma vez a força do tradicionalismo e a importância da preservação cultural, reunindo gerações em torno da memória, da identidade e do orgulho de ser gaúcho.















Comentários