top of page

“Desde já, posso dizer que meu coração está em Caçador”, afirma Monsenhor Cleocir Bonetti

Em entrevista nessa manhã à Rádio Virtual FM, o recém nomeado bispo da Diocese de Caçador-SC falou sobre sua trajetória, sobre o processo de nomeação e das expectativas para a nova missão para qual foi escolhido



Foi tornada pública na manhã de hoje a nomeação de Monsenhor Cleocir Bonetti como bispo da Diocese de Caçador, em Santa Catarina. Atual Vigário Geral da Diocese de Erexim, ele concedeu entrevista nessa quarta-feira à Rádio Virtual FM, da qual ele faz parte, sendo presidente da Sociedade Rádio São José.


Ao falar da nova missão para a qual foi escolhido, pontuou que ainda não conhece o município de Caçador, em Santa Catarina, embora, nos últimos dias, desde que soube de sua nomeação, tenha se dedicado a pesquisar sobre a região dessa Diocese, que há mais de um ano está vacante. “Ainda não conheço. Preciso conter a ansiedade, pois há vontade de ir conhecer, ver as pessoas... mas tudo no seu devido tempo. Nos últimos dias tenho pesquisado muito sobre, desde que soube da nomeação. Tem sido uma procura constante sobre toda essa região de Santa Catarina para buscar conhecer mais sobre a vida, o território e também sobre a própria Diocese que recebi a incumbência de estar a frente”, explicou.


Monsenhor Cleocir Bonetti contou que soube da nomeação no dia 21 desse mês, quando contatado pela Nunciatura Apóstólica. “Nesse dia, depois de rezar a missa nas Irmãs da Sagrada Família, enquanto voltava para a Cúria recebi uma ligação da Nunciatura Apostólica, que é a embaixada do Vaticano aqui no Brasil, solicitando que o núncio queria fazer uma videoconferência comigo. Nessa videoconferência, após a saudação, me foram feitas 2 perguntas. Uma relacionada ao trabalho da Igreja nesse tempo de pandemia, e a outra pergunta foi sobre como eu via a questão das vocações. Apos responder essas questões, o núncio me informou dizendo: ‘o Papa Francisco, a Igreja lhe escolheram para ser bispo da Diocese de Caçador em Santa Catarina. Não é uma proposta. É uma escolha! Queremos uma confirmação!’”, relatou Bonetti, dizendo ter recebido a notícia com surpresa.


Durante a entrevista, o recém nomeado bispo também falou sobre como se dá o processo de escolha de novos bispos, explicando que é um procedimento feito por meio de indicações. “Os bispos indicam padres das suas dioceses. Após esse primeiro encaminhamento, há um processo longo e sigiloso de avaliação de todos os aspectos sobre os padres, para verificar se são pessoas com condições de assumir o episcopado”, pontuou.


Quanto aos próximos trâmites, Bonetti contou que além dele, somente Dom Adimir Mazalli, bispo da Diocese de Erexim, sabiam da nomeação até então. A partir de agora, iniciam as tratativas no sentido de se chegar a uma provável data para, inicialmente, ser feita a ordenação episcopal, que acontece em Erechim; e a posse, que será em Caçador -SC. A probabilidade é que essa ordenação ocorra no mês de setembro, segundo adiantou Bonetti durante a entrevista.


Gratidão e expectativas


Durante a entrevista, Monsenhor Cleocir Bonetti contou sobre sua trajetória, pontuando que ainda criança sentiu vontade de seguir na carreira religiosa. Natural do município de São Valentim, no Alto Uruguai, município onde ainda residem seus pais, teve passagens por várias paróquias da região. Nesse sentido, agradeceu pelo papel de cada um que ajudou na sua construção. “Auxiliado pelos formadores e por pessoas que fui encontrando ao longo da vida, é que fui me forjando, me construindo, e com a Força Divina que vai nos transformando”, disse.

Falou também de seu papel a frente da Rádio Virtual FM, dizendo guardar uma bonita memória de Dom Girônimo Zanandréa: “Ele quem me deu essa incumbência, de receber essa parcela de contribuição à Rádio Virtual. E como ele quis essa rádio! Assumi esse encargo após a morte dele e somos gratos pelo compromisso da Rádio Virtual com a nossa região, com a nossa Igreja e com a nossa Diocese”, ressaltou.


Citando ter como inspiração para a sua vida episcopal São José, a quem adimitiu profunda admiração, Monsenhor Cleocir Bonetti encerrou a entrevista pedindo orações e mencionando todas as pessoas que estão trabalhando no anonimato, que estão sendo solidárias especialmente nesse período de pandemia. Nesse sentido, citou profissionais da saúde, agricultores, trabalhadores do transporte e das mais diferentes áreas que estão trabalhando e contribuindo no atual contexto. “Que essas pessoas contem com a minha admiração. Peço oração para que possam seguir adiante. Desde já posso dizer que meu coração está em Caçador e com o povo que a mim foi confiado”, concluiu.


Confira a entrevista em vídeo clicando AQUI



Biografia e trajetória religiosa de monsenhor Cleocir Bonetti


O monsenhor Cleocir nasceu em 7 de agosto de 1972, em São Valentim (RS), filho de Gilso Bonetti e Terezinha Matiaevicz Bonetti. Ingressou no seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS), para fazer sua formação propedêutica. Cursou filosofia, de 1991 a 1993, na Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC) e Teologia, de 1994 a 1997, no Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa), Passo Fusso (RS). Possui pós graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Conceição, de Viamão (RS) e mestrado em História da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, concluído em 2008.


Foi ordenado diácono, em 4 de janeiro de 1998, na comunidade Nossa Senhora da Saúde – Vista Alegre, em São Valentim (RS). Sua ordenação presbiteral se deu em 6 de fevereiro de 1999, na matriz da paróquia São Valentim, em São Valentim (RS).


Em 1998, exerceu as funções de assistente, coordenador pedagógico e professor no seminário menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS). Foi formador e professor no seminário menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, de 1999 a 2001, vigário paroquial da paróquia São Cristovão, na mesma cidade, de 2002 a agosto de 2005. Também assumiu a formação dos teólogos, em Passo Fundo, em 2009 e a formação de teólogos e filósofos, em Passo Fundo (RS).


Foi paroco na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Barão de Cotegipe, em 2014, e exerceu a mesma função na paróquia São Tiago de Aratiba tendo sido também diretor da rádio Aratiba, em 2015. Desde 2016, atua como vigário geral da diocese de Erexim, onde também exerce a função de coordenador da cúria diocesana.


O monsenhor também possui experiência de atuação como professor no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, hoje Itepa Faculdades, professor do Curso de Servidores de comunidades da diocese de Erexim, professor do Curso de Teologia para leigos da Itepa Faculdades.


Foi representante do clero, do Regional Sul 3 da CNBB, representante do clero da diocese de Erexim. É membro da atual Presidência da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), da Pastoral Presbiteral da diocese de Erexim. Também coordenou, na diocese, os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, foi membro do Conselho Econômico, do Colégio de Consultores, do Conselho de Presbíteros e capelão das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família e do Lar Lar de Idosos de Erechim.


Comments


bottom of page