Evento ocorre em Brasília reunindo agricultores familiares de todo o Brasil
Agricultores familiares de todo Brasil participam nos dias 25, 26 e 27 de julho do I Festival e Feira Nacional da Agricultura Familiar (IFENAF) promovido pela CONTRAF-Brasil. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul - FETRAF-RS reúne delegações de todo o estado para participar do evento que tem o objetivo dar visibilidade, valorizar e contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar. Uma comitiva de agricultores ligados ao Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai - SUTRAF-AU participa do evento que acontece no Parque da Cidade em Brasília/DF.
O evento contará com Acampamento de Luta, com montagem de barracas e espaço de convivência entre os participantes. Mobilizações, caminhadas, seminários, painéis e rodas de conversa temáticas sobre a conjuntura atual e os desafios da Agricultura familiar no Brasil, entre outros temas, devem ocorrer durante o evento. Está previsto um encontro com o presidente Lula, possibilitando que os agricultores apresentem suas expectativas e demandas para o trabalho no campo. Além disso, o Festival contará com espaço cultural e feira onde serão expostos e comercializados artesanatos e diversos tipos de alimentos produzidos por agricultores familiares de todo o país.
De acordo com o coordenador geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci, o I FENAF ocorre durante a semana que celebra o Dia Internacional da Agricultura Familiar e o Dia da Agricultor e da Agricultora, sendo uma data importante para destacar o papel da agricultura familiar na erradicação da pobreza. “Os alimentos produzidos pela agricultura familiar contribuem com a segurança alimentar, além disso ajudam na melhoria dos meios de subsistência, na gestão de recursos naturais, na proteção do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável”, pontuou.
O coordenador do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, destaca que a região vai estar indo para lá para se somar ao conjunto de atividades realizadas pelo evento. “Vamos reivindicar melhores condições de trabalho e de qualidade de vida, políticas públicas para agricultura familiar, para produção de alimentos a juros zero. Além disso, vamos nos integrar a outras regiões do Brasil, no debate e na construção de uma nova identidade para a agricultura familiar”, pontuou.
Bagnara destacou ainda que serão expostos os produtos da região demonstrando todo o potencial que há no Alto Uruguai. “Vai ser um processo de interação, de convivência, de troca de experiências na lógica do fortalecimento da agricultura familiar e da diversidade”, finalizou.
I Festival e Feira Nacional da Agricultura Familiar (IFENAF)
Dias: 25, 26 e 27/07
Onde: Parque da Cidade em Brasília/DF
Comments