top of page

Cursos da Área da Saúde da URI participam da SIPAT do Master Supermercados




Os cursos da área da saúde da URI participaram, durante o mês de junho, de atividades promovidas na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) do Master Supermercados de Erechim, realizando orientações para prevenção e promoção da saúde de seus colaboradores.

O Curso de Nutrição realizou avaliação nutricional e orientações sobre as escolhas inteligentes e saudáveis, para colaborar com o estilo de vida saudável e prevenir doenças crônicas não transmissíveis como Diabetes Mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, que possuem como fatores de risco excesso de peso, aumento da circunferência abdominal e hábitos considerados não saudáveis relacionados à alimentação. Também convidou os colaboradores para participarem dos atendimentos gratuitos realizados à comunidade da região, na Clínica Escola de Nutrição, de forma individual, por meio de consultas agendadas no Ambulatório de Especialidades em Nutrição, localizado na URICEPP (Centro de Estágios e Práticas Profissionais).

Os Cursos de Farmácia e Biomedicina realizaram a tipagem sanguínea. O processo de identificação do grupo sanguíneo é uma informação imprescindível para diversas situações, principalmente em tratamentos, transfusões, doação de sangue e na gestação. No Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue e este tipo de atividade serve de motivação para a doação de sangue, pois o principal objetivo é salvar vidas.

O Curso de Educação Física realizou a aplicação de um questionário internacional de atividade física, para entender que tipos de atividade física as pessoas fazem como parte do seu dia a dia. Esse questionário foi desenvolvido pelo Centro Coordenador do IPAQ no Brasil, visando contribuir com informações pertinentes ao dia a dia das pessoas em relação à prática saudável de atividades físicas regulares.

O Curso de Enfermagem participou com orientações sobre métodos contraceptivos, possibilitando aos colaboradores visualizarem os tipos existentes, identificarem os disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde e receberem informações do método mais moderno chamado de Implanon, mais conhecido pelas mulheres como “Ship”. Ainda foi realizada uma conversa sobre o câncer de mama, apresentando fatores de risco, sinais e sintomas, exames de rastreamento para diagnóstico precoce. Os participantes puderam manusear modelos de mamas normais e com alterações para perceberem as características que devem ser observadas no momento em que se tocarem em casa. Foi ressaltado a importância de toda a mulher e homem conhecer seu corpo, a forma, as características próprias das mamas e a necessidade de se tocar mensalmente. Identificando algo que não existia anteriormente devem procurar um serviço de saúde para serem avaliados.


--


Comments


bottom of page