top of page

Curso de Medicina da URI promove II Simpósio de Clínica Médica


O Curso de Medicina da URI Erechim e a Liga Acadêmica de Clínica Médica (LCMED) promovem, no dia 17 de agosto, o II Simpósio de Clínica Médica. O evento foi idealizado com o objetivo de complementar a formação dos acadêmicos em relação à área da Clínica Médica, ainda em 2022, pela Diretoria LCMED, gestão 2022/2023. A primeira edição aconteceu no dia 19 de agosto de 2023.

O “II Simpósio de Clínica Médica” será realizado no Salão de Atos do Prédio 6, trazendo inúmeras novidades, tendo como público-alvo os estudantes de medicina, desde o primeiro semestre, e visa fortalecer a formação médica propiciada pelo Curso. 

Neste contexto, o trabalho da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LCMED), organizadora do evento, é inovar e diferenciar os

futuros profissionais médicos, abrindo as portas da Clínica Médica não somente aos ligantes, mas a todos os estudantes do curso de medicina, os quais terão uma oportunidade e experiência única dentro do amplo

mundo clínico com profissionais de referência nas especialidades contempladas. 

Segundo a Coordenadora da LCMED, Drª Alessandra Nodari Giollo, Médica Endocrinologista, “entre os objetivos do Evento estão o de guiar e nortear os futuros profissionais na escolha de suas especialidades, uma vez que se trata de um encontro entre especialidades clínicas e seus especialistas”.

Yasmin Benetti Martello, atual Presidente da LCMED e estudante do 7º semestre, afirma que “o diferencial está em trazer mais aprofundamento e objetividade para o ensino da prática clínica, fornecendo aos participantes uma visão atuante, com ensino do raciocínio clínico para bem desenvolvê-lo, a fim de

estabelecer, no estudante, conhecimentos práticos, urgentes e o assentamento de atitudes com segurança, agilidade, confiança, sabedoria e destreza, as quais são necessárias ao tratamento dos inúmeros quadros apresentados aos médicos, principalmente daqueles que utilizam a clínica como base para seus diagnósticos. São esses os pilares que iremos enfatizar nesta 2ª Edição”. 

A Diretoria da LCMED, gestão 2023/2024, é formada, também, pela Vice-Presidente Natalia Demarco Kielek; pela Diretora de Pesquisa, Ensino e Extensão, Tamara Dal Mora; pela Diretora de Administração, Poliana Zago Perondi; e pelo Diretor de Marketing, Daniel Mews Deifeld. 

Daniel Mews Deifeld, estudante do 7º semestre, se posiciona sobre a logomarca: “Nossa nova identidade busca as nuances e peculiaridades que abraçam a Clínica Médica, uma vez que nos preocupamos em trazer tons e sobretons tematizando a integração dos diversos segmentos clínicos, artisticamente, com o fito de interligar as grandes áreas médicas e as Ligas Acadêmicas integrantes do Evento. Além disso, trazemos diversos círculos, pois cremos que todos estamos sempre unidos e em expansão. As figuras anatômicas centrais são utilizadas no intuito de subdividir o corpo humano em partes, mas sem esquecer que cuidamos do paciente como um todo - um ser completo”.

O Simpósio terá início às às 8h15min, com o check-in e recepção dos inscritos e a primeira atividade será uma Mesa Redonda, intitulada de “Polifarmácia e polimorbidade em idosos”. 

O Evento seguirá com outras Palestras, tematizando os “Crimes sexuais: visão clínica frente a sexologia forense”; “O essencial do pré-natal na Atenção Básica: saúde da mulher e do bebê”; “Desvendando a anatomia da tireóide e suas patologias”; e “Choque séptico: o manejo do paciente crítico”. 

Além disso, no dia 16 de agosto, à noite, será realizado um Pré-Evento com a transmissão do Filme “A História de Nós Três e de Nós Quatro”, dirigido pelo Dr. Jorge Alberto Salton, o qual é Médico Psiquiatra em Passo Fundo e foi palestrante no I Simpósio. 

Segundo Salton, “o filme deve incentivar a compreensão das

nuances éticas e princípios morais da relação médico-paciente em meio a situações complexas, como o luto e o envelhecimento”. Ademais, nesse momento ocorrerá uma Mesa Redonda - “Reflexões sobre vínculos familiares e o direito de escolher: uma conversa inspirada no drama A História de Nós Três e de Nós Quatro” para debater aspectos do filme. Tal atividade é direcionada a todos os inscritos no Evento e aos estudantes do curso de Psicologia, a partir do 7º semestre, a fim de ser um momento multidisciplinar e impactante.

As inscrições para participar do “II Simpósio de Clínica Médica” estarão abertas no site da URI a partir do dia 15 de julho até 14 de agosto. O Simpósio tem a parceria do Centro Acadêmico de Medicina

(CAMED), Ligas Colaboradoras (Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Legal, Medicina Intensiva e Anatomia Humana) e Ligas Participantes (Medicina de Trauma, Urgência e Emergência; Medicina do Esporte e

Exercício; Neurologia, Neurocirurgia e Neurociências; Pediatria; Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular; Cuidados Paliativos; Oncologia Clínica e Cirúrgica; e Ortopedia e Traumatologia). 

Para mais informações, acesse o site da URI ou o perfil da Liga Organizadora em sua rede social instagram (@lcmeduri).


Comments


bottom of page