Inicia o 1º Curso de Gastronomia Italiana para empreendedores do Turismo Rural de Erechim, promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo em parceria com a FAINORS
O 1º Curso de Gastronomia Italiana para empreendedores do Turismo Rural de Erechim iniciou nesta segunda-feira (15), com aula inaugural na sede da Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul (FAINORS). O curso é promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo em parceria com a FAINORS.
Na abertura, esteve presente o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o presidente da Fainors, Marcos Aurélio Dalla Rosa, a turismóloga do Município de Erechim, Michele Sansigolo, e os empreendedores do turismo rural.
O curso será realizado pela Chef Sheila Mara Capeletti, professora de cultura e língua italiana, Chef educadora na enogastronomia das regiões da Itália, culinária oriental e funcional. Chef vegana e de alimentação viva.
Para Sheila, o objetivo é poder acrescentar e melhorar o serviço de restauração da culinária, resgatar os antigos costumes, capacitando pessoas do ramo turístico do município. “Resgatando a memória afetiva de pratos trazidos pelos nossos nonos italianos e fazendo uma releitura para os dias atuais. Queremos, ainda, demonstrar o quanto a simplicidade dos ingredientes na elaboração de pratos pode acrescentar valor ao produto final de um restaurante ou espaço que produza alimentos para venda. Com os alunos, criar a valorização, qualificação e crescimento da restauração como referência gastronômica para atrair cada vez mais turistas para o município de Erechim”, explica.
O presidente da Fainors, Marcos Aurélio Dalla Rosa, ressaltou a importância da atividade e a valorização da cultura italiana no município. “Agradeço a todos os presentes, dizer que o curso é uma oportunidade de crescimento e qualificação dos serviços turísticos no meio rural”, disse.
Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o curso tem como objetivo resgatar, valorizar, difundir a cultura italiana, promover e desenvolver o turismo no meio rural.
“A qualificação e o resgate da cultura Italiana é fundamental para alcançarmos o patamar desejado na atividade turística. A gastronomia atrai, cada dia mais, turistas e visitantes de todas as regiões. A partir desta oferta ocorre a possibilidade do visitante conhecer os pratos regionais e, também, estabelecer uma conexão com a história, cultura e a comunidade local”, explica.
O curso de Gastronomia Italiana integra o Termo de Fomento 012/2022 que tem por objeto a execução do projeto “Resgate, Valorização e Difusão da Cultura Italiana através da Linha Turismo Erechim e do Turismo Rural.
Comments