top of page

Curso de Farmácia da URI realiza rastreamento em saúde com ênfase no Diabetes


Os acadêmicos do Curso de Farmácia da URI Erechim (turma 2020), realizaram na sexta-feira, 02, uma atividade extensionista como encerramento da disciplina de Cuidado Farmacêutico I.

Ela buscou introduzir os acadêmicos no serviço farmacêutico de rastreamento em saúde, que possibilita a identificação provável de doença ou condição de saúde, em pessoas assintomáticas ou sob o risco de desenvolvê-las. Para isso, foram aplicados testes rápidos, com subsequente orientação e encaminhamento do paciente a outro profissional ou serviço de saúde para diagnóstico e tratamento quando for necessário.

O rastreamento em saúde teve ênfase no diabetes onde foi realizada a medida da glicose capilar pelos alunos da disciplina, juntamente com a professora Juliana Roman, durante visita aos setores da universidade (biblioteca, departamento pessoal, secretaria geral, secretaria da pós-graduação, laboratório de informática, setor de manutenção, cozinha, protocolo, salas de professores, central de cópias, farmácia universitária e centrais de materiais).

Vivências como esta proporcionam aos alunos diversas oportunidades, entre elas, de realizarem uma atividade relacionada à profissão farmacêutica, orientar sobre o diabetes fazendo um papel de educação em saúde e beneficiar o público que pôde participar da ação.

Segundo a professora Juliana, os acadêmicos tiveram uma experiência enriquecedora, pois puderam aplicar seus conhecimentos em prol da saúde dos colaboradores.


legenda -

Iniciativa procurou identificar e conscientizar colaboradores sobre a prevenção ao diabetes

bottom of page