O Curso de Enfermagem da URI realizou na terça-feira, 10, a primeira atividade do projeto de extensão “O olhar para a Saúde nas Escolas: Projeto de Vida para Crianças e Adolescentes”, coordenado pelas Professoras Angela Maria Brustolin e Cibele Sandri Manfredini. A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações educativas voltadas ao cuidado com a saúde das crianças e adolescentes, levando informações às escolas, a fim de melhorar a qualidade de vida e segurança da saúde dos estudantes.
O projeto é desenvolvido pela acadêmica Isabele Iurkiewecz, do segundo semestre, bolsista do programa institucional de bolsa de extensão da URI e as acadêmicas Maria Eduarda Wengrzynek, do segundo semestre, Isadora Bertuol, do quarto semestre, e Dhara Camile Souza, também do quarto semestre, que são voluntárias do programa de voluntariado da Universidade. As atividades estão sendo realizadas em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SMEC), contemplando as ações do Programa Saúde na Escola.
A primeira atividade foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande, durante uma aula de Ciências da professora Adriana Maria Fassícollo Racoski, nos oitavos anos. Foi trabalhado o tema Infecções Sexualmente Transmissível (IST) com ênfase em HIV/AIDS, sífilis, hepatite B, hepatite C e HPV quando foi explicado as formas de transmissão, sinais, sintomas e prevenção.
O projeto “Saúde nas Escolas” está em seu quarto ano de desenvolvimento e, por meio dessas ações, é possível perceber que os escolares têm dúvidas e informações distorcidas em relação aos cuidados com a saúde. Desta forma, é necessário realizar estas atividades para contribuir com o autocuidado das crianças e adolescentes.
O projeto continuará sendo desenvolvido nas escolas de Erechim até agosto de 2025, com agendamentos de acordo com a organização da SMEC e das próprias escolas.
コメント