top of page

Curso de Direito da URI promove pesquisa na área de comunicação e expressão


No contexto universitário, a interconexão entre ensino, pesquisa e extensão é fundamental para promover uma formação acadêmica completa e alinhada com as demandas da sociedade. No Curso de Direito da URI, a disciplina de Comunicação e Expressão desempenha um papel crucial, não apenas no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes, mas também na capacidade de argumentação, interpretação e persuasão, fundamentais para o exercício da advocacia e da jurisprudência. 

A pesquisa nessa área permite aprofundar o entendimento das nuances da linguagem jurídica e explorar novas metodologias de comunicação eficaz. Já a extensão universitária proporciona a aplicação prática desses conhecimentos, por meio de projetos de pesquisa que venham ao encontro das demandas da comunidade, fortalecendo a relação entre a academia e a sociedade. 


Com base em tais pressupostos, os acadêmicos do 1º semestre do Curso de Direito da URI Erechim, turma 2024, foram os protagonistas de um trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Comunicação e Expressão, sob a orientação da Professora Mariele Zawierucka Bressan.


Primeiramente, os acadêmicos, por meio de seminário, apresentaram suas ponderações acerca da obra “Mentes Perigosas”, de Ana Beatriz Barbosa Silva, discutindo a relação entre Direito e Psiquiatria, em especial, as psicoses. Na sequência, o tema de debate foi o conhecido “Holocausto Brasileiro”, materializado no manicômio de Barbacena, Minas Gerais. Os acadêmicos puderam expressar, por meio de um parecer jurídico, elaborado com base no documentário produzido sobre os fatos ocorridos no referido local, suas considerações acerca do tema.


Atrelando a redação à expressão oral, a finalização dos trabalhos se deu com a simulação de um evento científico. Os alunos foram instigados a pesquisar diferentes assuntos, relacionados à prática jurídica, e escrever um resumo expandido, contendo os principais achados de suas buscas. Os resumos foram publicados no site do evento e apresentados em aula, por meio da socialização de pôsteres. O site pode ser acessado pelo endereço pela comunidade em geral, neste link. Os pôsteres, por sua vez, estão dispostos no prédio 10 da Universidade, e podem ser lidos pelos acadêmicos e demais interessados.


Dessa maneira, frisa a professora Mariele, “é possível afirmar que a integração entre ensino, pesquisa e extensão, na disciplina de Comunicação e Expressão, potencializa a formação de profissionais do Direito conscientes de seu papel transformador e comprometidos com a pesquisa científica, sua socialização e seu aprofundamento em ciência”.

legendas - 

Trabalhos podem ser vistos nas instalações do Curso de Direito, no prédio 10

Trabalhos são dos alunos do primeiro semestre 

Comments


bottom of page