top of page

Crianças da Educação Infantil do Marista Medianeira aprendem sobre culinária italiana na prática


A experiência de visitar uma pizzaria e aprender sobre o processo de produção da pizza, além de fazer e degustar o prato, foi um momento importante de aprendizagem em um espaço além da escola



As curiosidades das crianças são molas propulsoras para suas interações e aprendizagens. No Colégio Marista Medianeira, a proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes de cada criança, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que trazem em seu repertório cultural e familiar, além de seus próprios interesses e questionamentos.

​Neste contexto, durante as rodas de conversa do Nível 2 da Educação Infantil, o estudante Gabriel Dal Vesco Giovannetti, da turma 022, da profe Kamila de Mouras, perguntou para seus colegas “Quem gosta de pizza?” as expressões afirmativas foram unanimes e cada criança tinha algo para contribuir neste diálogo. Os dias foram passando e as crianças relacionavam tudo com pizza: “Esse manjericão é usado para fazer pizza”; “Vou fazer uma pizza com esses temperos”; “Querem pizza de laranja?”. A pergunta então surgiu entre as crianças: “Quando vamos na pizzaria?”. Rapidamente, Gabriel contou que a pizza vinha da Itália, e ele sabia disso pois seu pai, Alfredo Giovannetti, nasceu em Lucca, uma cidade da região da Itália que se chama Toscana, e que ele e sua mãe, Angélica Dal Vesco, natural de Erechim, se conheceram no Brasil, formaram sua família e abriram uma pizzaria tradicional italiana na cidade, a Delizie D'Italia.

A turma adorou saber da história, dialogou sobre o assunto, pesquisou no mapa aonde ficava a Itália e então, as crianças decidiram, juntas, que iriam vivenciar uma nova experiência: conheceriam a pizzaria da família do colega, experienciando todo o processo desde quando a pizza é feita, até chegar ao prato das pessoas.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio, Rosani Demarco, “propostas como esta emergem e são validadas quando o educador planeja situações de aprendizagem a partir de escuta ativa, e na proposição de contextos que geram interações e que oportunizam a criatividade, a descoberta e atribuições de significados e muitos questionamentos, que segundo a Matriz Curricular da Educação Infantil, “são constantemente avaliadas pelos professores; quando significativas são legitimadas como pertencentes ao currículo, gerando novas situações de aprendizagem incorporadas na jornada da turma”.

Diante da ideia, era o momento de convidar os amigos da outra turma do Nível 2 e colocar a aventura em ação: Em uma tarde de agosto, as crianças foram acolhidas pelos pais do colega Gabriel, a Angélica e o Alfredo, em sua pizzaria e conheceram um pouco sobre a culinária italiana. As crianças vivenciaram todo o processo da fabricação, desde o preparo da massa, com ingredientes diretamente selecionados e vindos da Itália, do recheio (salame, queijo e creme de avelã) e da degustação, que foi a parte mais esperada do processo.

Para a professora Kamila, “interagir, brincar e aprender vai muito além dos muros da escola, e as crianças constroem conhecimento a partir das relações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que estão inseridas. Os passeios são oportunidades enriquecedoras para ampliar o repertório cultural, social, pessoal e intelectual das crianças. É ouvir, acolher e projetar possibilidades para que os desejos das crianças sejam respeitados. A aventura (como as crianças nomearam) foi uma oportunidade para ultrapassar o espaço da sala de referência, ampliando a visão de mundo, fortalecendo vínculos e socializando entre os pares.”

A família do estudante Gabriel também agradeceu a experiência e disse ter sido gratificante. “Adoramos a proposta da profe Kamila de levar as crianças para conhecerem o processo de fabricação da pizza italiana diretamente na pizzaria. Agradecemos de coração a visita, o Gabriel ficou extremamente feliz com a aventura. Ver a alegria das crianças em querer conhecer o passo a passo da pizza e em querer participar da preparação foi realmente uma grande alegria!! Somos muito gratos à escola, às professoras e às famílias que permitiram esse encontro especial”, destacou Angélica, a mãe do estudante.


Comments


bottom of page