Cooperativa financeira realizou 13 encontros presenciais, reunindo aproximadamente cinco mil cooperados do Alto Uruguai e Serra Gaúcha e dos municípios do Mato Grosso do Sul.
A Cresol Centro-Sul RS/MS finalizou na quinta-feira (16) sua rodada de pré-assembleias. Foram realizados 13 encontros presenciais que contaram com a participação de cinco mil cooperados do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul. As atividades são uma preparação para a Assembleia Geral Ordinária.
“As Assembleias de Núcleo são espaços democráticos, em que os associados ficam cientes dos trabalhos realizados pela cooperativa. Neles são debatidos e votados os rumos da Cresol Centro-Sul para os próximos anos, além de ser apresentada a prestação de contas de 2022”, explica o diretor Executivo, Mauri Picoli, que acompanhado dos demais diretores da Cresol Centro-Sul RS/MS, guiou as apresentações.
Participação ativa
O processo assemblear iniciou em 14 de fevereiro, com a realização da primeira Assembleia de Núcleo no município de Ivinhema/MS. Na sequência, a atividade aconteceu em Glória de Dourados e Itaporã, ambas localizadas no Mato Grosso do Sul. No Estado, cerca de 700 pessoas participaram da prestação de contas da cooperativa, que desde 2020 não realizava a atividade na modalidade presencial, por conta das restrições impostas pela pandemia.
“Poder retomar nossas ações presenciais com todo o fôlego é de extrema importância. Estamos em um processo de expansão no Mato Grosso do Sul e é da essência da Cresol estar perto dos cooperados”, diz o presidente da Cresol Centro-Sul RS/MS, Carlos Cupercini. “Essas oportunidades de interação entre associados e direção são tradição da Cresol, e queremos implementar essa metodologia também nas nossas novas áreas de abrangência”.
Assim como em solo sul-mato-grossense, na Serra Gaúcha, foi a primeira vez que a cooperativa realizou o movimento pré-assemblear de forma presencial. Nos dois últimos anos, a atividade se limitou ao ambiente digital. Na região, foram realizadas Assembleias de Núcleo nos municípios de Farroupilha, São Marcos e Flores da Cunha, além do distrito de Otávio Rocha. Aproximadamente 800 pessoas acompanharam as atividades.
No Alto Uruguai Gaúcho, por sua vez, região em que a cooperativa concentra o maior volume de cooperados, 3400 associados participaram da prestação de contas das agências da Cresol dos municípios de Erechim, Barão de Cotegipe, Paulo Bento e Três Arroios.
Evoluções
Entre os assuntos abordados, foram destacadas as evoluções da cooperativa, que hoje conta com 15 agências de relacionamento e um resultado financeiro superior a R$ 15 milhões. “Esse resultado possibilitou que, além de remunerar as cotas dos associados, ocorresse a correção para saldos em depósito à vista e a prazo, e destinações de recursos aos fundos. Com isso podemos seguir com a expansão, mas principalmente focar em ações que tragam bem-estar aos associados, contemplando setores de educação, saúde e segurança”, cita Picoli.
Kommentare