top of page

Cozinha Central de Erechim realizou mais de 50 mil refeições em 2023



A Cozinha Central Municipal, é um setor que compõe a Secretaria de Assistência Social, sendo uma iniciativa que vai além do simples preparo de refeições, promovendo a inclusão social e alimentando a esperança de centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade. A Cozinha Central iniciou suas atividades em 2011, e desde sua implementação, tem desempenhado um papel crucial na promoção do acesso a alimentos nutritivos e balanceados para os usuários atendidos pela política de assistência social de Erechim.

 

Em 2023, a Cozinha Central realizou mais de 50 mil refeições, como café da manhã, almoço, lanche e jantar para pessoas atendidas pelo Abrigo Cidadão e também realizando a preparação de diversos alimentos que são ofertados nas atividades realizadas pelos demais setores da pasta.

 

A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes ressalta a importância desse serviço. “Todos os alimentos que são produzidos pela Cozinha são de extrema qualidade e muito bem preparados. Sabemos que é importante ofertar essa alimentação tanto para as pessoas que estão de passagem no nosso Abrigo, como nas atividades que os setores desenvolvem com as pessoas, e nós temos esse cuidado e atenção. Agradeço a equipe que está sempre se dedicando e que doa um pouquinho de amor em cada prato feito, isso é muito importante pois não somente alimenta o corpo, mas nutre também a alma”, afirma a secretária.

 

A missão da Cozinha Central vai além do fornecimento de refeições, busca promover a dignidade humana, construindo pontes entre comunidades e proporcionando uma experiência alimentar que transcende o simples ato de saciar a fome. Operando diariamente, conta com cardápios elaborados pela nutricionista Jaine Mazon, que explica a importância de uma alimentação que priorize ingredientes saudáveis e variados.

 

“Tendo em vista que nosso público compreende vulneráveis, vê-se como imprescindível a atenção alimentar na promoção da saúde tanto quando falamos em questão sanitária, da qualidade de matéria prima, cuidado no preparo e conservação dos alimentos quanto ao preconizar uma alimentação saudável, variada, balanceada, colorida, rica em nutrientes e é claro com o ingrediente especial que é o amor com quem fazemos tudo isso”, disse.

 

A equipe da Cozinha Central é formada por uma nutricionista, três cozinheiras, e um estagiário de nutrição, estando localizada no Bairro Presidente Vargas, junto ao CRAS III – PV.

 

 

Comments


bottom of page