Covid19: falta de medicamentos pode impossibilitar atendimentos nos hospitais de Erechim

Conforme informações dos hospitais, estoques garantem atendimentos somente para essa semana


A falta de medicamentos, inclusive os utilizados para intubação de pacientes acometidos pela Covid19 já uma realidade também em Erechim. Conforme informações divulgadas hoje pelas direções dos hospitais Santa Terezinha e Caridade, que são os que possuem alas covid para atender pacientes de toda a região, os estoques garantem atendimentos somente para essa semana. A situação já foi informada à AMAU.


Esse problema é uma realidade que vem sendo enfrentada em diversas localidades do país, o que motivou recentemente o Fórum Nacional de Governadores a enviar uma carta ao Ministério da Saúde para alertar sobre o baixo estoque de medicamentos do chamando “kit intubação”, utilizado para intubar de pacientes que estão em tratamento contra a covid-19 em unidades de tratamento intensivo (UTIs) e precisam de respiradores artificiais.


Os governadores pediram a compra emergencial de bloqueadores neuromusculares, anestésicos e sedativos pelo período mínimo de 60 dias e a distribuição para todos os estados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


No documento, os governadores já adiantavam que o monitoramento feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostrava que 11 medicamentos do kit estão em falta ou com estoque baixo.

Por meio da assessoria de imprensa, o diretor do Hospital de Caridade, Claudiomiro Carus declarou que "Estamos desde semana passada tentando adquirir medicamentos. O Governo Federal, confiscou a produção dos laboratórios para organizar a falta dos medicamentos. Mas, não temos notícias de como está isso. O que sabemos é que tal atitude desorganizou o mercado e agora não estamos conseguindo comprar. Estamos tentando importar através de um consórico via federação dos hospitais filantrópicos".

O HC, ao mesmo tempo, está oficiando órgãos estaduais e federais para que auxiliem no processo de compra, ou encaminhem os insumos necessários o quanto antes.