A Corsan inicia, na próxima terça-feira, 10, em Erechim, a instalação de novas redes para melhorar a distribuição de água em nove bairros. A obra faz parte dos projetos da Companhia para 2024 no município e terá investimento de R$ 15 milhões. Deverá ser entregue até dezembro.
As novas tubulações, de 300 milímetros (mm), possuem o dobro do diâmetro das redes antigas, o que permitirá maior vazão de água. Isso fará com que os reservatórios da Companhia recuperem o nível de armazenamento mais rapidamente em casos de interrupções de abastecimento e também dará melhor escoamento aos bairros mais distantes da área central da cidade. As canalizações serão de plástico PVC, um material de maior durabilidade e mais resistente a rompimentos, porque suporta melhor a pressão na rede.
Serão beneficiados especialmente os moradores dos bairros Jaboticabal, Três Vendas, Paiol Grande, Presidente Vargas, Aeroporto, Progresso, Esperança, Agrícola e a parte central da cidade.
Trechos que receberão novas canalizações
TRECHO 1: Estação de bombeamento até o reservatório Polônia. Começa na Rua Marechal Rondon, passando pela Rua Henrique Schwerin, Avenida Maurício Cardoso, Avenida Santo Dalbosco e Rua Aratiba e finalizando na Rua Polônia.
TRECHO 2: Bairros Três Vendas e Jaboticabal. Início na Avenida José Oscar Salazar, passando pela Rua Modesto Oliveira Flores e Rua Fernando Didoné e finalizando na Rua Francisco Skowronski.
TRECHO 3: Região Norte da cidade. Começa na Rua Quintino Bocaiúva, passando pela Rua Augusto de Carli, Avenida Tiradentes, Rua Henrique Schwerin, Avenida Maurício Cardoso, Avenida Santo Dalbosco e Rua Aratiba, finalizando na Rua Polônia.
TRECHO 4: Desde a estação de tratamento até o Aeroporto. Início na Rua Hiran Sampaio, passando pela Rua Miguel Biereg, Rua Eloy Mello da Silveira, Rua Nilsa Mosele, Rua Virgínio Biolo, passando pelo Loteamento Biolo (rua sem identificação), Rua São Vicente de Paulo e Rua Silvio Guela, finalizando na Rua Mariana Kruszczynski.
TRECHO 5: Bombeamento David Pinto até o reservatório Presidente Vargas. Começa na Rua Francisco Cechet, passando pela Rua David Pinto de Souza, Rua Vitório Luís Zaffari, Rua Santo Marin, Rua Josefina Dalla Rosa, seguindo por rua sem identificação até o reservatório.
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Comments