Coronavírus: Erechim terá projeto de testagem

O trabalho será desenvolvido nos dias 11 e 12 de julho quando dois mil testes IgG/IgM serão aplicados.


Desde o início da pandemia da Covid-19 o governo municipal vem se empenhando em desenvolver mecanismos para combate-la e preservar a saúde dos munícipes. Mais uma importante medida neste sentido está sendo tomada pela Prefeitura de Erechim: a realização do Projeto de Testagem Coronavírus. O trabalho será desenvolvido nos dias 11 e 12 de julho quando dois mil testes IgG/IgM serão aplicados.

Na tarde desta quinta-feira, dia 2, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Saúde foi realizada a capacitação inicial para os profissionais da saúde, membros do Comitê Covid-19 e demais envolvidos na ação. O professor José Mário Grzybowski da Universidade Federal Fronteira Sul, parceira no Projeto, repassou informações a respeito e detalhou a metodologia empregada.

Os dois dias de atuação das equipes em campo vão abranger 23 áreas centrais e 18 áreas da Estratégia da Saúde da Família da cidade das quais pontos aleatórios serão alvo dos testes. Ao pontuar os objetivos da testagem, o professor colocou que “dentre eles, conhecer o problema detalhadamente para embasar a tomada de decisões a respeito do combate ao novo vírus, verificar o estágio da curva epidemiológica e identificar quando se dará o pico da doença”.

A Diretora de Ações em Saúde da Secretaria Municipal, Elenise Dalló, distribuiu material explicativo a todos os presentes e também esclareceu importantes pontos do Projeto de Testagem Coronavírus no qual estima-se que aproximadamente 200 profissionais atuarão. “Há possibilidade de agregarmos mais equipes com voluntários. Este e demais ajustes de toda a logística de trabalho serão feitos nos próximos dias”, observou Elenise

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA