top of page

Cooperativa Nossa Terra entrega equipamentos a famílias agricultoras no RS

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 21 de set.
  • 2 min de leitura

O projeto tem como foco a estruturação produtiva de unidades familiares agroecológicas, promovendo inovações tecnológicas e fortalecendo cooperativas para ampliar o acesso ao mercado de alimentos saudáveis


ree

No dia 17 de setembro, a Cooperativa Nossa Terra deu mais um passo importante no fortalecimento da agricultura familiar ao entregar 10 equipamentos a 20 famílias de associados. A ação integra o Projeto Terra à Mesa, iniciativa da Unicafes-RS (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Sul) com apoio do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), em parceria com a Arede e a Unicentral.


O projeto tem como foco a estruturação produtiva de unidades familiares agroecológicas, promovendo inovações tecnológicas e fortalecendo cooperativas para ampliar o acesso ao mercado de alimentos saudáveis. No total, 35 cooperativas no Rio Grande do Sul serão contempladas com formações, assessoria técnica e entrega de equipamentos.


Ao todo, 1.600 pessoas serão beneficiadas com capacitações em crédito público, agroecologia, acesso a mercados e governança cooperativa. Já a assessoria técnica alcançará 480 famílias com foco em planejamento rural, práticas sustentáveis, gestão financeira e troca de saberes. Além disso, 16 experiências de sucesso serão sistematizadas e compartilhadas nacionalmente.


Para o presidente da Unicafes-RS, Gervásio Plucinski, “esse é o exemplo claro de uma política pública que chega até a casa dos agricultores. As cooperativas são ferramentas essenciais para esse processo, fortalecendo desde a produção até a comercialização”.


Segundo o presidente da Cooperativa Nossa Terra, Adelmir Gaiardo, “a entrega dos equipamentos representa mais do que infraestrutura: é o reconhecimento do trabalho coletivo dos agricultores familiares e um estímulo à produção sustentável em nossas comunidades.”


Já o Diretor Agropecuário, Bernardo Arsego, destacou que “a cooperação entre entidades e agricultores mostra que o desenvolvimento rural com foco em sustentabilidade e geração de renda é possível, concreto e está acontecendo no campo.”

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page